Arroz parboilizado brasileiro pode entrar no mercado norte-americano isento de imposto de importação
Por: Portal do Agronegócio
O importador norte-americano que comprar arroz parboilizado brasileiro estará isento de pagar o imposto de importação para este produto, que seria o equivalente a 11,2%. A medida foi garantida após a sanção do Projeto de Lei que renova o programa do Sistema Geral de Preferências (SGP), pelo presidente norte-americano Donald Trump, em 23 de março. O prazo vai até 31 de dezembro de 2020.
- Os EUA é um dos principais mercados de exportação para o arroz brasileiro. A qualidade do nosso produto é reconhecida pelos importadores e consumidores. Amparado pelo SGP, ganhamos força de competitividade no mercado norte-americano – explica o presidente da Abiarroz, Elton Doeler.
De acordo com o gerente do projeto Brazilian Rice, Gustavo Ludwig, a exportação do arroz brasileiro em geral aos EUA representa 20 mil toneladas/ano, enquanto o parboilizado soma uma média de nove mil toneladas/ano desde 2015.
- O SGP é um benefício para alguns países em desenvolvimento, mas não é só por isso que estamos lá; desde 2014 o projeto realiza ações de mercado possibilitando aos exportadores brasileiros, maior acesso aos importadores norte americanos – complementa Ludwig.
A diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, relata que esta sempre foi uma pauta importante para o setor e uma das principais bandeiras defendidas pela entidade.
- Fazemos um trabalho para que nossos associados saibam do benefício ao qual têm direito estimulando as transações comerciais – comenta Andressa.
O arroz parboilizado brasileiro já era contemplado pelo SGP anteriormente e, após a revisão do programa, o benefício foi mantido por mais três anos. Desde o início do reexame, em agosto do ano passado, a Abiarroz participou de reuniões no Itamaraty, na Apex-Brasil, na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária e no Ministério das Relações Exteriores.