Logo CNA

Minas Gerais

Após Programa GQC, produtores de Candeias (MG) aperfeiçoam gestão da propriedade

25 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

Após GQC, produtores de Candeias (MG) aperfeiçoam gestão da propriedade - SENAR MINAS
Marcus Vinícius de Castro e Gabriela Rodrigues

Em janeiro de 2020 o casal Marcus Vinícius de Castro e Gabriela Rodrigues participou do Programa Gestão com Qualidade em Campo – GQC, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias. Criador de gado de corte, o casal está mais do que satisfeito com o resultado.

Com o auxílio do instrutor Antônio Roberto Ribeiro Vergueiro, eles implantaram no Sítio Cachoeira Alta, em Candeias, no Sul de Minas, o Sistema de Piquete que resultou no aumento da produção, na melhoria e qualidade dos animais. “De imediato, Marcus não queria participar. Estava desanimado com a propriedade, que não estava dando retorno. Mas no primeiro dia do curso já voltou muito animado”, conta Gabriela.

O projeto de piquetes foi apresentado ao casal pelo instrutor. Logo enxergaram a possibilidade de crescimento, mesmo com o pouco espaço. “Esse GQC foi muito interessante, pois 90% da turma era de casais jovens com muita vontade de conhecer novas tecnologias e ter sucesso no início das suas jornadas como empresários rurais. Todos terminaram o programa com projetos para execução”, diz Roberto Vergueiro.

Plano de Gestão com Qualidade

Após GQC, produtores de Candeias (MG) aperfeiçoam gestão da propriedade - SENAR MINAS
Piquetes na propriedade

Em dez hectares e meio de terra foram feitos sete piquetes de 4.800 m2, onde foram distribuídas as 35 cabeças de gado mais as bezerras. Para manter o pasto saudável, a cada cinco dias é realizado o rotacionamento do rebanho e aguação do terreno. Os produtores estão muito mais otimistas. Após o programa eles passaram a ter mais controle daquilo que é investido e qual será o retorno.

Gabriela é cabeleireira e ex-aluna do curso de Gestão de Pessoas do SENAR. Ao saber do GQC, ficou muita interessada. Hoje ela é o braço direito do marido. “Estou mais por dentro do que se passa no Sítio. Eu faço a parte administrativa e compras. O Marcus agora pode dividir comigo as tarefas, isso dá mais segurança e menos medo de errar. É sempre melhor duas cabeças pensando”, conta Gabriela. A ideia do casal é investir em mais cabeças de gado e seguir na empresa rural. “O curso acrescentou muito em nossa vida. Aos poucos, estamos adequando para melhor”, finaliza Marcus.

História da família

A história de negócios da Família Castro começou com os avós, em 1932. A propriedade era conhecida na região por oferecer serviços para aquelas pessoas que não tinham condições de ir até a cidade. Hoje o Sítio Cachoeira Alta é conduzido por Marcus, um dos cinco filhos de Dona Lindéia Maria de Castro, matriarca da família. O produtor herdou o trabalho no campo e tem dado continuidade. Além do gado de corte, também plantam mogno africano. A intenção de Marcus é investir futuramente na criação de aves para abate e comércio de ovos.

Após GQC, produtores de Candeias (MG) aperfeiçoam gestão da propriedade - SENAR MINAS

Vista da fazenda

Matérias Relacionadas