Logo CNA

Minas Gerais

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

15 de julho 2021

Por: SENAR MINAS

Após participar do curso de Doma Racional de Equídeos, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Jefersson Luiz Simões Ribeiro dobrou o número de atendimentos que fazia. “Faz dez anos que participei do primeiro curso do Sistema e, desde então, minha vida melhorou. Com o último treinamento, de doma racional, aperfeiçoei os meus atendimentos e trabalho mais feliz, pois tenho a segurança de que estou fazendo o processo da forma correta. Hoje, faço do meu amor pelos animais a minha principal fonte de renda”.

Com mais habilidades técnicas, ele conseguiu aumentar em 30% o valor dos atendimentos. “Além de proteger e cuidar melhor dos animais, consegui agregar valor aos atendimentos e mais pessoas confiam no meu trabalho”.

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

Inspiração

A paixão de Jefersson por cavalos surgiu na infância e o tio dele, Sandro Rangel Magalhães, foi a sua grande inspiração. Com o passar dos anos, Jefersson queria viver do trabalho de doma e conseguiu com a ajuda do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

O tio contou que a relação com o animal é de companheirismo, pois o carinho por cavalos surgiu ainda na infância. “Eu ando a cavalo desde o meu primeiro ano de vida no Sítio Bela Vista, propriedade dos meus pais, em Gonçalves. O Jefersson é um orgulho para mim. Hoje, não trabalho mais com a doma de animas, mas o meu sobrinho está dando continuidade na história da nossa família”.

Doma racional

O treinamento, que ocorreu em Gonçalves, abordou o cabresteamento, o controle de garupa e espáduas, os deslocamentos laterais e outras habilidades necessárias à doma racional. Segundo o instrutor Paulo Diamantino Ayala Santomé, o curso ensina o aluno a despertar a confiança do animal.

“Em alguns casos, os animais são maltratados por falta de conhecimento do trabalhador. Quando o domador entende melhor o animal fica muito mais fácil atingir o resultado final. Confiança, respeito e amor pelos animais são características fundamentais neste trabalho. Com a doma segura e racional, temos um resultado positivo para o cavalo e o cavaleiro,” destacou.

Matérias Relacionadas