Logo CNA

Santa Catarina

Apicultura é destaque no estande do Senar/SC no 3º Campo Tecnológico Coolacer
4

Evento foi promovido pela Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis (Coolacer) com o apoio do Senar/SC e do Sescoop/SC

26 de janeiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a apicultura esteve entre os destaques no 3º Campo Tecnológico Coolacer, em Lacerdópolis (SC), na Linha Volta Grande, no meio-oeste catarinense, nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25. Sucesso no estado, o programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

O Campo Tecnológico foi promovido pela Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis (Coolacer) com o apoio do Senar/SC e do Sescoop/SC. O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou que a parceria no Campo Tecnológico contribui com o desenvolvimento do setor produtivo. “O evento trouxe diversas inovações ao público do campo e, nós como instituição referência na qualificação profissional rural, fomos parceiros e participamos com uma equipe à disposição para apresentar as ações destinadas ao setor produtivo, esclarecer dúvidas e trazer orientações aos produtores rurais”.

De acordo com o supervisor regional do Senar/SC Jeam Palavro o estande da instituição contou com a presença de equipes técnicas da ATeG vinculadas ao Sindicato Rural de Joaçaba e ao Sindicato Rural de Capinzal, além de representantes do Sindicato Rural de Joaçaba. “Divulgamos os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) e o Programa ATeG em várias áreas, especialmente o da apicultura, porque estamos com as inscrições abertas para novo grupo na região. Nossa participação foi bem-sucedida e, somente no primeiro dia, recebemos a visita de mais de 500 pessoas”, destacou Jeam.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, avaliou de forma positiva a participação do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos no evento e comentou que foi fundamental para dar ainda mais visibilidade à ATeG e às demais ações realizadas em prol dos produtores rurais. “Foi um momento importante para representarmos os interesses do setor produtivo, promover o desenvolvimento da agricultura e pecuária e engajar novos produtores em nossas atividades e projetos”.

SOBRE A ATEG

A ATeG em Santa Catarina beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

“Nossos objetivos incluem elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os produtores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios, o que é essencial para buscar a eficiência e elevar a renda e a produtividade. Os resultados têm sido expressivos e nos mostram que estamos no caminho certo”, salientou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

A coordenadora da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, observou que, com o programa, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a cadeia produtiva. “Nossa participação no Campo Tecnológico demonstrou a metodologia dos segmentos mais atuantes no meio-oeste, mas destacou a apicultura que está com inscrições abertas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de Joaçaba ou Capinzal”, concluiu Paula.

Matérias Relacionadas