Logo CNA

São Paulo

Alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro participam de gincana em Araçoiaba da Serra
BANNER JAF

SENAR-SP e Sindicato Rural de Araçoiaba da Serra fortalecem os laços entre os jovens das famílias do campo

7 de dezembro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Este mês, para celebrar a conclusão do Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF), o Sindicato Rural de Araçoiaba da Serra realizou uma gincana recreativa envolvendo alunos do ensino regular e também os jovens participantes do JAF que moram em Araçoiaba e Capela do Alto. As atividades aconteceram no Castelinho Padre Pieroni em Araçoiaba da Serra, local que deixou todos fascinados com a história do local, contada pelo diretor pedagógico Fausto de Barros, e a energia positiva.

A gincana envolveu a participação dos jovens em atividades esportivas em quadra, como vôlei e futebol, e várias outras modalidades, com competições entre equipes. “O evento enfatizou o aspecto cultural e histórico do nosso município. Foi fundamental para o sucesso da gincana o apoio das prefeituras de Araçoiaba e Capela, que ofereceram o transporte para os jovens. Os resultados de ações como essa do nosso Sindicato Rural só nos animam cada vez mais a continuar incrementando nossos serviços voltados aos produtores rurais e às famílias do campo”, disse Rubens José Paulossi Junior, coordenador do Sindicato Rural de Araçoiaba da Serra.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura de Araçoiaba da Serra Joam Queiroz de Brito e do vice-prefeito do município, Adilson Domingues. Importante mencionar também as instrutoras pedagógicas Mônica Molero de Andrade e Barbara dos Santos Silva Lima; e os instrutores técnicos Milton Henrique Rodrigues de Paulo e Emilio Pereira de Lima. Além da fundamental orientação aos jovens dada pelo instrutor do Senar-SP Eduardo Luiz Perez.

Para os jovens que participaram do Programa Jovem Agricultor do Futuro, a experiência foi transformadora e irá ajudar a traçar os caminhos futuros. É o que explica Lorenzo Braz da Mota, de 15 anos, que diz ter aprendido muitas coisas que levará para a vida toda. A família de Lorenzo já trabalha na produção rural – o pai é agricultor e produz tomate e pepino em estufa – e ele quer dar seguimento à vocação familiar. “As aulas do Programa vão ajudar em vários pontos porque o curso me ensinou várias coisas que eu não praticava e que são importantes para o mercado de trabalho”, disse. Ele também comentou que adorou a gincana. “Foi uma forma de brincar, se divertir e interagir com pessoas diferentes, pois hoje em dia com tanta informação e tecnologia a gente acaba esquecendo e não pratica mais nada de atividade física”, destacou.

Octávio Francisco de Paulo Martins, de 14 anos, também participou do JAF e disse que foi uma oportunidade incrível. De família de pequenos produtores – das culturas de alface e gado leiteiro –, Octávio se encantou quando os instrutores foram até a escola onde estuda para explicar sobre o Programa. E ele aprovou os resultados: “A gente sai do programa com uma mente abrangente, com uma mente preparada para o futuro, para saber que decisão tomar e fazer acontecer”, apontou. Ele também achou muito divertida a participação na gincana, a interação com pessoas de outro município para brincar e fazer novos amigos. “Cada um tinha uma habilidade, cada um fez o seu esforço, e no final todo mundo saiu ganhando”, falou.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas