ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Piauí

Alunos do curso Técnico em Agronegócio realizam visita técnica à Usina Central Olho D’Água
Whats App Image 2025 03 30 at 07 59 44 1

A usina gera anualmente mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, movimentando uma ampla rede de serviços e fortalecendo a economia local.

31 de março 2025

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Faepi Senar PI

Whats App Image 2025 03 30 at 08 05 06 2

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio dos polos de Teresina e Campo Maior participaram de uma visita técnica à Usina Central Olho D’Água, a COMVAP, localizada no município de União. A atividade integrou a prática das disciplinas “Gestão de Tecnologias e Inovação Aplicadas ao Agronegócio” e “Gestão da Produção do Agronegócio”.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a produção da cana-de-açúcar e os processos industriais de fabricação do açúcar e do álcool. Além disso, foram apresentados à história do Grupo Olho D’Água, um dos mais importantes do setor sucroenergético no estado.

Whats App Image 2025 03 30 at 08 04 53 1

As turmas foram recepcionadas pelos colaboradores da usina Jessé Santana (Tecnólogo em Agronegócio), Josenildo Mesquita (Técnico de Trabalho) e Alexandre Moura (Engenheiro Químico), que conduziram a visita e esclareceram dúvidas sobre os processos produtivos e a importância da atividade para a economia regional.

A tutora Hêmylle avaliou positivamente a experiência, destacando que os alunos puderam observar toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a indústria, relacionando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática. “Certamente, essa vivência contribuirá para a formação profissional dos nossos estudantes”, afirmou.

Whats App Image 2025 03 30 at 07 59 40 1

O aluno Rodolfo Almeida também ressaltou a importância da visita para sua formação técnica. “Foi um momento de grande valor, pois nos permitiu enxergar na prática o que aprendemos em sala de aula”, disse.

Atualmente, 20% da cana moída ou processada pela COMVAP vem de pequenos produtores rurais que fornecem a matéria-prima para a empresa. No Piauí, os plantios da usina estão distribuídos pelos municípios de Teresina, União, José de Freitas e Miguel Alves. A usina gera anualmente mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, movimentando uma ampla rede de serviços e fortalecendo a economia local.


Matérias Relacionadas