Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Alimentação estratégica melhora a eficiência reprodutiva de ovinos
Alimentacao Ovinos

Técnica é ensinada em curso oferecido gratuitamente pelo Senar/MS

26 de janeiro 2022

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Já ouviu falar em flushing? A técnica consiste em aumentar a quantidade de energia para melhorar a performance reprodutiva de ovelhas e é amplamente difundida entre ovinocultores de Mato Grosso do Sul. Este é um dos assuntos ensinados no curso Manejo Reprodutivo de Ovinos do Senar/MS e tema da editoria #Educaçãonocampo desta quarta-feira (26).

“Esta é uma estratégia nutricional que de 15 a 30 dias antes da estação de monta, fornece uma alimentação diferenciada para as ovelhas e se estende até 20 dias após a cobertura. Com isso, conseguimos aumentar a taxa de ovulação e consequentemente a quantidade de partos gemelares, ou seja, gestação múltipla”, explica a instrutora do Senar, Camile Sanches.

O alimento é um composto com 18% de proteína bruta e 76% de energia, fornecido na quantidade de 1 a 1,5% do peso corporal do animal.

Outra técnica ensinada na capacitação é o calendário do ovinocultor que pode ser ajustado por período comercial. “É possível produzir cordeiros em épocas de maior comercialização no mercado, ou até mesmo por facilidade de manejo, disponibilidade de alimentos e mão-de-obra. O produtor pode decidir a estratégia que melhor adeque ao seu sistema, como por exemplo fazer o planejamento para atender a demanda do período de festas”.

Alguns cuidados devem ser tomados no preparo de animais para o momento de monta como o status sanitário de machos e fêmeas que devem estar nutridos e saudáveis, identificação de animais com todos os eventos pelos quais tenham passado, descarte orientado de animais com baixo índice produtivo e gestão na alimentação que deve ter qualidade e quantidade adequada durante todo o período.

Quer saber mais sobre o tema? Faça um curso de Formação Profissional Rural do Senar/MS. Procure pelo sindicato rural do seu município.

Clique aqui e fique por dentro do mercado desta cadeia produtiva.

Matérias Relacionadas