Notícias
Alfabetização proporciona uma nova perspectiva para moradores do meio rural
Programa Alfa, desenvolvido pelo SENAR-RS, deve alcançar a marca de 30 mil alunos atendidos até o final de 2017
Com a nobre missão de oportunizar que adultos do campo com baixa escolaridade tenham a chance de aprender a ler e escrever, o Programa Alfa – alfabetizando para profissionalizar segue alcançando resultados expressivos desde que foi criado. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS), o Alfa chegou à sua 18ª edição, em 2017, e até o final desse ano capacitará mais de 30 mil pessoas.
O programa oferece 200 horas de alfabetização em seis meses, complementadas por dois cursos regulares, de forma gratuita a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares que não tiveram acesso ao ensino regular, ou que, cursaram até o 4º ano. A inscrição é feita nos sindicatos rurais conveniados ao SENAR-RS, que montam turmas de 12 a 20 alunos.
Neli Wasem, 61 anos, participou das aulas realizadas no município de Herval Seco (RS), no ano passado. Na companhia do marido, Ido Ivo Wasem, 68, os dois - de origem alemã - viram na iniciativa uma oportunidade de aprimorar a língua portuguesa, além de poderem conviver mais com os vizinhos de Linha Vista Gaúcha. A pequena propriedade, onde cultivam feijão, arroz, milho e soja e mantém algumas vacas, ficou sob a responsabilidade dos filhos e o casal foi para a sala de aula.
“Melhorou um pouco o nosso Português, mas com a idade não entra muita coisa na cabeça mais. Gostamos de todas as atividades, das viagens que fizemos com a turma e do trabalho de reciclagem com pneus, sem falar em quantas amizades que fizemos. Se puder, faça”, aconselha ela.
História semelhante tem o aposentado Armando Wommer, 76 anos. Entediado de ficar em casa assistindo novelas e noticiários, ele e a esposa Nelly Wommer, 72, resolveram se inscrever na mesma turma de Neli e Ido. A principal motivação foi “mexer o cérebro de novo” e fazer amizades, objetivos que foram alcançados com louvor pelo casal. Agora, com o estímulo gerado pelo programa, ele quer participar de mais atividades e incentivar aqueles que ainda não fizeram o Alfa.
“Aprendi de tudo um pouco e recaptulei algumas coisas que estavam esquecidas. Parei de estudar com 12 anos e era difícil pegar num lápis ou numa caneta de novo. O programa podia ter continuado. Tenho pena de quem não foi”, declara.
Alfabetizando para profissionalizar
O Programa Alfa também tem como proposta incentivar o ingresso dos participantes nos cursos e treinamentos de formação profissional rural do SENAR. Em paralelo, com a elevação da autoestima e a melhoria da qualidade de vida local, os alunos são despertados para ao associativismo, o cooperativismo, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a participação na comunidade rural.
Segundo a coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Vieira, além do processo de alfabetização, procura-se criar condições que levem o aluno a refletir sobre a importância do aprendizado e sua utilização na sociedade. Para tanto, explica ela, são trazidas para a sala de aula diferentes formas de pensar, levantando questionamentos que provoquem as turmas a refletirem sobre o porquê de estarem aprendendo e de que forma esse aprendizado poderá ser utilizado em benefício próprio.
“Um dos desafios do nosso educador é motivar a permanência dos alunos em sala de aula, considerando, dentro deste processo de aprendizagem, a bagagem diversificada deles que necessita ser trabalhada e enriquecida pela proposta curricular de ensino do Programa Alfa, pois a didática explorada é voltada especificamente para jovens e adultos com contextos educativos muito heterogêneos e diversificados”, observa.
Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte