Logo CNA

Minas Gerais

Ajuda Minas - Para ir além das promessas
Ajuda Minas Sistema FAEMG 3 1

Sistema FAEMG

24 de março 2022


O produtor rural mineiro , que sofreu com as fortes chuvas do fim do ano passado e do início deste ano, pode ter algum alento. A mobilização Ajuda Minas , promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, atraiu a atenção de representantes do poder público, que se colocaram dispostos a colaborar com ações efetivas, que ajudem a minimizar as perdas. Informaram não ser fácil, principalmente nos pontos relacionados com a liberação de recursos, que “em Brasília costuma ser mais difícil do que empurrar ônibus quebrado na subida”. Mas garantiram que vão se esforçar para que realmente as soluções não fiquem só nos discursos e cheguem à prática, no campo.

O Ajuda Minas reuniu, na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte, o secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes; o secretário de Política do MAPA, Guilherme Bastos; o secretário de Agricultura familiar do MAPA, Márcio Cândido; o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma; o deputado federal Diego Andrade; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o vice-governador, Paulo Brant; a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini; além de mais nove deputados estaduais e federais.

Também participaram superintendentes do Sistema FAEMG, representantes de instituições financeiras e de outras autarquias relacionadas ao agronegócio; e presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais de todo o estado. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural, pelo YouTube da emissora e do Sistema FAEMG. Mais de 3 mil pessoas, a grande maioria de homens e mulheres do campo, acompanharam as discussões.

Os problemas climáticos foram os principais temas da pauta dos debates. Mas os deputados também apontaram outras questões que afligem os produtores rurais, como projetos de lei para facilitar os barramentos (que garantem a água para os períodos de seca e as contenções para as épocas das fortes chuvas), isenção de tributos para o agro (para que os produtos cheguem mais baratos ao consumidor brasileiro), aposentadoria da mulher rural, mais recursos para o setor, menos burocracia para acesso ao crédito, entre outros, que garantam que o agronegócio siga sua trajetória como potência “insuperável”.

“O Ajuda Minas teve o objetivo de canalizar os fatos e as necessidades geradas pelas fortes chuvas e mostrar, de maneira clara, transparente e amigável para os nossos governantes. Esperamos que eles tomem as providências devidas. E, mais do que esperar resultados, vamos continuar cobrando para que os nossos produtores possam voltar a produzir, que é o que eles sabem fazer e o que as cidades precisam, pois as pessoas têm que se alimentar. Tratamos aqui deste passado recente, mas também vimos e reforçamos que temos que planejar melhor o futuro, porque os problemas climáticos continuarão sendo uma realidade.”

Antônio de Salvo, presidente do Sistema FAEMG

Ajuda Minas Sistema FAEMG 2

Veja abaixo as fotos do evento:

Ajuda Minas



Assista ao evento abaixo: