Logo CNA

Minas Gerais

Agroindústria familiar de Guiricema (MG) cresce mesmo durante o isolamento e busca novos mercados

1 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

A família de Luís Sérgio Lima apostou na qualificação e capacitação por meio dos cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e aumentou de 30 para três mil litros de leite beneficiados diariamente em sua agroindústria. Além disso, se reinventaram na pandemia e agora estão expandindo a estrutura do negócio.

A produção de queijos e iogurtes artesanais do Laticínios Moinho Azul atualmente é feita e comercializada em Guiricema, onde tem grande aceitação. “As pessoas valorizam os produtos naturais, se preocupam cada vez mais em se alimentar bem, buscando pela qualidade de vida e consumindo produtos de qualidade como os nossos”, comenta Luís Sérgio.

Desafios durante a pandemia

Para Luís Sérgio, o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus foi um momento de encontrar novas oportunidades na comercialização dos produtos. “Hoje nós atendemos ao mercado, mas as escolas e feiras livres onde vendíamos estão paradas. Começamos a vender pelas redes sociais e entregar na casa dos clientes. Também aproximamos o contato com eles enviando vídeos com sugestões de receitas para serem feitas utilizando nossos produtos”.

A estratégia tem dado certo. “Mesmo nessa crise as vendas não caíram e tivemos um acréscimo de 10 a 15%, já esperado para essa época do ano porque nós optamos pela qualidade e investimos em matéria prima”.

Expansão

Este ano os produtores estão aumentando a estrutura do laticínio para atender a demanda crescente. “Estamos investindo em infraestrutura e equipamentos, câmara fria de maturação e estocagem de produto acabado. Está sendo uma mudança muito grande”. Segundo o produtor, os planos de expansão incluem acesso a outras cidades da região de Guiricema, nova linha de iogurtes com menor preço com a mesma qualidade nutricional, e nova identidade visual.

“Assim que passar o isolamento social faremos o agendamento da visita do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) para conseguirmos registro no serviço de inspeção estadual feito pelo órgão e assim podermos levar nossos produtos para mais consumidores”, revela.

O aprimoramento da gestão do negócio também está no planejamento. “Pretendemos fazer cursos na área de administração e finanças e contamos sempre com o SENAR para seguir buscando a excelência”.

Matérias Relacionadas