Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Agroindústria: Com 300 caixas de mel é possível produzir aproximadamente 10 toneladas por ano
Agroindustria mel WEB

13 de junho 2022

Produtores rurais no setor agroindustrial podem produzir até 10 toneladas de mel por ano, com 300 caixas, com média de 30 e 40 quilos por safra. De acordo com o Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Mato Grosso do Sul, com orientações e adequações para atender a legislação, é possível aumentar a produção.

Segundo a Analista de ATeG, Camila Lima, seguindo a metodologia do Senar/MS realiza-se o diagnóstico produtivo e socioeconômico do estabelecimento e posteriormente inicia-se o planejamento das execuções para atender a legislação vigente com o objetivo de formalizar a agroindústria. “O produtor rural que aceita as orientações do técnico de campo, além de aumentar a sua produção, consegue implementar hábitos higiênicos-sanitários que melhoram significativamente a qualidade do seu produto e consegue assegurar para o consumidor a segurança alimentar necessária.”, explica.

Derivados do Mel – O produtor rural, Sérgio Soares da Costa, do município de Angélica iniciou os atendimentos na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em novembro de 2020.

Com o objetivo de formalizar a produção de mel, iniciou a construção e adequação estrutural do estabelecimento agroindustrial em abril de 2021, para se adequar a legislação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Com essa adequação é possível avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para receber a certificação que possibilitará comercializar o mel produzido em todo o território nacional.

A produção tem valor agregado com outros produtos, como o própolis, cera bruta e cera alveolada. Além disso, o aperfeiçoamento de uma nova rotulagem, tabela nutricional, análises laboratoriais de água, produto e manual de boas práticas de fabricação do estabelecimento está em desenvolvimento.

Para saber mais sobre a Assistência Técnica e Gerencial em Agroindústria procure o sindicato rural do seu município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis

Matérias Relacionadas