Logo CNA

Piauí

AgroFeira promove o fortalecimento da economia de Corrente
Agro Feira 1 190130 125846

1 de fevereiro 2019

Por: Ascom FAEPI/SENAR-PI

Para demonstrar o momento positivo e de ascensão do setor da ovinocaprinocultura no sul do Estado, produtores do município de Corrente, circunvizinhos e de estados como Pernambuco, Bahia, Maranhão, entre outros se reuniram na 2ª AgroFeira, realizada no município piauiense.

O evento vem tomando forma e nesta segunda edição conseguiu atrair mais produtores e visitantes ao parque de exposição. De acordo com a Associação dos Caprinos e Ovinos do Extremo Sul do Piauí – organizadora do evento, a feira movimentou cerca de R$ 500 mil em negócios.

Em parceria com o Sindicato Rural de Corrente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – AR- PI promoveu palestra voltada para a cadeia produtiva, ministrada pelo instrutor, Domingos Ribeiro. Cerca de 100 produtores participaram da palestra.

“Hoje o município de Corrente é a fronteira da ovinocaprinocultura, muitos produtores estão querendo iniciar essa atividade e se profissionalizar. O mercado é crescente e promissor, mas não há tradição e sabemos da importância dessa atividade. O objetivo do SENAR nessa primeira palestra é apresentar a atividade de forma global e voltada também para a região, traçar metas para que possamos desenvolver a atividade de forma sustentável, empresarial e rentável”, explica Domingos.

AgroFeira promove o fortalecimento da economia de Corrente

O produtor Josueldo Caprio de Custódia – PE parabenizou a comissão organizadora, o sindicato, o SENAR pelo incentivo. “Muito bom fazer um evento neste nível a Agrofeira reúne criadores de vários estados um momento importante de troca de informações e de negócios”, disse.

Durante a sua fala, o presidente do Sindicato Rural, Filemon Paranaguá, ressaltou o apoio da instituição aos produtores e trabalhadores, garantindo participação efetiva para o desenvolvimento do agronegócio. “Temos um mercado para ser absorvido, gerar receita, emprego e fortalecer a economia. Junto com o Sistema FAEPI/SENAR traremos cursos necessários para a capacitação do produtor e trabalhador rural. Queremos ouvir vocês e garantimos que todas as demandas serão atendidas a custo zero”, afirma o presidente.

O gerente técnico, Diego Paz apresentou a instituição e ações que vem sendo realizadas ao longo dos 25 anos do SENAR-PI: cursos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Programas especiais como o Mulheres em Campo que vêm fazendo toda a diferença no campo, promovendo qualidade de vida e profissionalização.

Segundo o vereador Gutão, um dos organizadores do evento, “os rebanhos são excelentes e cada vez estamos melhorando a questão genética. Queremos levar nossos animais para grandes feiras”, comenta.

AgroFeira promove o fortalecimento da economia de Corrente

Durante a 2ª AgroFeira foi possível constatar que os ovinocaprinocultores têm investido no melhoramento genético das linhagens dos seus animais, contribuindo significativamente para a cadeia produtiva. Alguns animais reprodutores podem chegar a custar R$ 6 mil a matriz. Os ovinos mais procurados são da raça Santa Inês e Dooper.

Matérias Relacionadas