Logo CNA

Mato Grosso

Agosto terá cursos e oficinas ofertados pelo Senar-MT e Sindicatos Rurais
07 23 jul nova sede senar mt 1

Estão previstas mais de 800 ações educacionais

1 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Avicultura básica em Cuiabá, cultivo da banana em Várzea Grande e cultivo da mandioca em Gaúcha do Norte. Essas são algumas das 800 ações educacionais previstas para este mês de agosto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e os 94 Sindicatos Rurais do estado.

Na programação mensal estão sete cursos de apicultura que devem ocorrer em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Confresa. No curso de apicultura, o aluno será capacitado para realizar o manejo adequado na produção apícola, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas. O curso possui carga horária de 40 horas e exige idade mínima de 18 anos.

Em curso, participante aprende principais técnicas de apicultura

Também estão previstas três capacitações em Auxiliar Administrativo – Contabilidade Rural em Campo Novo do Parecis, Paranaíta e São Félix do Araguaia. Ela é voltada aqueles que pretendem trabalhar nos escritórios das empresas rurais. Os participantes aprenderão sobre o registro de entrada e saída de documentos, de acordo com as exigências legais.

Já em Carlinda, Juruena e Barra do Garças produtores irão aprender a emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica. Com apenas quatro horas de carga horária é ensinado todo o passo a passo para que o aluno consiga emitir o documento digitalmente. A ele também serão apresentados o sistema, as funcionalidades e informações acerca das taxas do Indea, Fesa e Fethab.

Com essa mesma carga horária, o Senar-MT e os Sindicatos ofertam oficinas dos temas mais variados. Linguiça cuiabana e toscana, cortes e desossas de ovinos, desossa de leitão, produção de kafta, confecção de bainha de faca em couro bovino, estão entre as ações a serem realizadas neste mês de agosto que, ao todo, somarão mais de 30.

As ações são ofertadas sem qualquer custo à toda a população, especialmente aos moradores das zonas rurais, graças aos recursos dos produtores rurais de Mato Grosso. Os interessados em realizar estes ou outros treinamentos devem entrar em contato com o Sindicato que atende a sua localidade, para verificar datas e locais das atividades. No site do Sistema Famato é possível encontrar o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse clicando a seguir: ENCONTRE O SEU SINDICATO RURAL .


Matérias Relacionadas