Mato Grosso
Ações desenvolvidas pela Famato atraem delegação francesa
Grupo de 28 pessoas está no Brasil com o objetivo de buscar informações sobre agricultura e pecuária
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
Uma delegação francesa visitou a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), nesta segunda-feira (13/02), para conhecer as ações da entidade voltadas para o agronegócio mato-grossense. O grupo de 28 pessoas, formado por produtores rurais, agrônomos e empresários, está no Brasil com o objetivo de buscar informações sobre agricultura e pecuária, assim como, dados de sustentabilidade, preços, exportações, importações, produção e os gargalos, para traçar um diagnóstico sobre os segmentos no Brasil. Dos 28 membros da delegação cinco são da Polônia – país do Leste Europeu.
Ao dar as boas-vindas à delegação o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou os projetos da Famato voltados ao fortalecimento do agro mato-grossense, através das ações das casas que compõe o Sistema Famato – Famato na representação do produtor rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) na capacitação do produtor e na prestação da Assistência Técnica e Gerencial, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na compilação de dados, informações estratégicas, estudos e projetos socioeconômicos, Instituto AgriHub uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica as necessidades dos produtores rurais e os conectam às tecnologias voltadas para o campo e sindicatos rurais.
Dando continuidade às apresentações, o diretor Administrativo Financeiro, Robson Marques, demonstrou o funcionamento do Sistema Sindical. Desde as competências da entidade máxima, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), das Federações que vêm desenvolvendo ações para o fortalecimento do sindicalismo rural e Sindicatos Rurais.
Robson destacou o papel dos Sindicatos Rurais, atualmente presente em 94 municípios de Mato Grosso, que desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais de forma coletiva. “Essa estrutura garante a presença do sistema sindical rural em qualquer ponto do estado. Os sindicatos são como os braços da Famato”, destacou o diretor Robson.
Além da Famato, a delegação deve se reunir com representantes do governo, da Universidade Federal de Mato Grosso e entidades do agro. Também farão visitas a propriedades rurais para conhecer na prática o sistema de produção em Mato Grosso.
Um dos temas abordados no encontro foi a produção sustentável. O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, mostrou os dados da pecuária no estado e no país, assim como as práticas adotadas pelos pecuaristas, que permitem o aumento da oferta de carne sem a necessidade de abrir novas áreas para a produção, a partir de tecnologias que possibilitam a ampliação de produtividade, evitando danos ao meio ambiente e ajudando a mitigar os efeitos do clima sobre a atividade. Um dos exemplos citados foi o confinamento de animais.
O grupo também conheceu um pouco mais sobre a agricultura (soja, milho e algodão), irrigação, integração de culturas, lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta, dados de mercado, exportação, importação, custos de produção, custos de frete e entre outros.
O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, também relatou aos franceses alguns dos problemas enfrentados pelo setor, como a alta carga tributária sobre as atividades, burocracias, taxas, limitações de logística e infraestrutura.
Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha e o gestor do Núcleo Jurídico, Rodrigo Bressane.
Matérias Relacionadas

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Martha Gabriel traz reflexão sobre inovação para profissionais da pecuária
Inovação foi o tema da palestra de Martha Gabriel na manhã desta sexta-feira

Decisão do TRF torna Famato e o Imea “amicus curiae” em Ação Civil Pública
Com a preocupação em resguardar os direitos de propriedade do produtor rural de Mato Grosso, a Famato, representante legal da categoria, ingressou com um pedido de participação como “amicus curiae” na Ação Pública citada, o que foi deferido com a ressalva de que a entidade de classe poderá trazer benefícios à solução do caso

Famato apoia evento que promove aproximação entre pesquisadores e produtores rurais
Federação foi anfitriã do "Workshop Rumo ao Crescimento Sustentável: Oportunidades para a Agropecuária Mato-grossense na Era da Economia Circular"

Famato participa de reunião com governador para tratar das invasões a propriedades rurais
Entidades defendem o direito de propriedade, constitucionalmente protegido por lei

Presidente do Sistema Famato recebe Moeda Honorífica da Polícia Militar
Honraria é para as autoridades civis e militares que apoiam de forma relevante a PMMT

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros