Logo CNA

Maranhão

Ações de Saúde do Senar são intensificadas durante campanha Outubro Rosa

11 de outubro 2019

Por: SENAR MA

Equipe

No mês da campanha nacional de conscientização sobre o câncer de mama, o Senar intensifica o atendimento das produtoras rurais, por meio do programa Saúde da Mulher Rural.

Na ação, são realizados treinamentos e palestras sobre a saúde da Mulher Rural, ressaltando a importância dos cuidados e exames preventivos necessários para o seu bem estar, treinamentos que ensinam a mulher a ter uma alimentação saudável, dentre outras atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da produtora rural.

A primeira edição do programa foi realizada no povoado Santa Terezinha, em São Vicente Férrer (Baixada Maranhense) e contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e apoio de lideranças rurais e políticas locais, além de convidados.

Dezenas de moradoras daquele município, incluindo os povoados vizinhos (Garrida e São Martim), receberam as informações de forma positiva, haja vista não haver esse tipo de serviço no município ao alcance das localidades mais distantes da sede.

Elas receberam atendimento por meio de uma equipe de profissionais de saúde (enfermeiras e técnicos da área), que realizaram a coleta de material para laboratório para o exame Papanicolau e ministraram palestras acerca dos cuidados para prevenir o câncer de colo do útero que tem vitimado centenas de milhares de mulheres por todo o Brasil, anualmente.

Atividades de saúde

Prestigiaram o evento, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o diretor do Sindicato dos Produtores Rurais daquele município Raimundo Arouche, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vian, Edvaldo Amorim e convidados. A coordenadora de Programas Especiais e de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes, esteve à frente das atividades de saúde e garantiu levar o programa ainda esse mês, aos municípios de Urbano Santos e São José dos Basílios.

“Além dos treinamentos, O Senar realiza ainda ações especiais e palestras educativas. Com isso, a instituição incentiva a mulher rural a cuidar da sua saúde”, disse a coordenadora, ao tempo que assegura a alusão ao ‘Outubro Rosa’, onde estão sendo intensificadas as atividades de saúde, mas que por todo o ano, são promovidas ações que levam o bem estar à Mulher Rural.

Dona Joana Bispo Fonseca, produtora rural aposentada, tem 68 anos e teve nove filhos. Ela disse que fazia tempo que não se submetia ao exame Papanicolau. “Muito boa a iniciativa porque veio para perto de casa, é mais tranquilo e tem garantia de que o serviço é bem feito”, destacou ela, corroborando com o que frisou Elielza de Jesus Moreira.

“É bom demais porque oferece o exame gratuito e nos traz informações importantes para aprendermos a cuidar de nós mesmas”, enfatizou a produtora rural.

O Superintendente do Senar Luiz Figueirêdo disse que essa ação do Senar em apoio às mulheres rurais de São Vicente Férrer, é mais um trabalho prestado pelo Sindicato Rural, afiliado à Faema e parceiro do Senar.

“A diretoria da Faema está sempre preocupada em fazer o melhor para o bem estar das pessoas que produzem no meio rural do município”, frisou o gestor do Senar.