Mato Grosso
Abertura da Tecnoalta 2024 com participação do Sistema Famato destaca tecnologia e conhecimento
Cerimônia de abertura contou com a presença do superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, representando o Sistema Famato
Por: Vania Costa
Fonte: Ascom Famato
A Tecnoalta 2024 começou oficialmente nesta quarta-feira, 31 de julho, em Alta Floresta. O evento, que segue até 3 de agosto, é organizado pelo Sindicato Rural de Alta Floresta e promete ser um marco no calendário agropecuário da região. Com uma programação diversificada, a feira está localizada em frente à Praça do Pedágio, reunindo produtores rurais, técnicos e interessados do setor agropecuário.
A cerimônia de abertura contou com a presença do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), José Luiz Fidelis, representando o Sistema Famato. Em seu discurso, Fidelis destacou a importância da Tecnoalta para o fomento da inovação no campo: “A Tecnoalta 2024 é uma oportunidade única para promovermos a troca de conhecimentos e experiências entre os produtores. O Sistema Famato está comprometido em apoiar o desenvolvimento do setor agropecuário por meio da educação e da inovação tecnológica.”
O discurso de abertura do presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, foi focado no desenvolvimento agrícola do município e da região. “Nossa região vem desempenhando um papel de destaque na agropecuária do estado e do Brasil, tanto em produtividade quanto em expansão de área, transformando áreas degradadas em lavoura e pecuária com altos índices de produtividade. Graças ao trabalho dos nossos produtores, ao empenho dos municípios da região, com melhorias de estradas e pontes, e principalmente ao trabalho do nosso governador, que além de fazer o melhor para o estado, faz pela nossa região no quesito logística”, disse o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco.
Na sequência, Walmir Coco destacou a representatividade do Sistema Famato na defesa dos interesses dos produtores rurais e do agronegócio mato-grossense. Assim como destacou a importância do Senar-MT na qualificação do homem e da mulher do campo, com diversos cursos, como de máquinas agrícolas, trator, mecânica, manipulação de carnes, entre outros. “São cursos que melhoram muito o desempenho do homem e da mulher do campo. E Alta Floresta tem sido privilegiada. Em 2022, realizamos mais de 267 ações e treinamos mais de três mil alunos. Nos anos de 2023 e 2024, treinamos mais de quatro mil alunos”, contou Walmir Coco.
O diretor do sindicato, Alex Sierra, questionou o superintendente do Senar-MT, José Luiz sobre a implantação de mais um Polo Tecnológico, também chamado de Centro de Treinamento (CT), do Senar-MT. Na sequência, José Luiz explicou que está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica para a abertura de uma escola agrícola, seguindo o modelo da Escola Agrícola Ranchão, em funcionamento em Nova Mutum. O estudo deve mostrar a necessidade da região. “Caso o estudo aponte a viabilidade, em setembro deste ano, estaremos fazendo o layout do projeto e, em sequência, apresentando para vocês”, disse Fidelis.
Durante os quatro dias de evento, o estande da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Senar-MT estará disponível para os visitantes, oferecendo atendimento consultivo e esclarecendo dúvidas sobre os serviços prestados pela instituição. Uma das grandes atrações do estande são os óculos de realidade virtual, que proporcionam uma experiência imersiva em simulações de operação de máquinas agrícolas e treinamentos de brigada de incêndio.
Outro destaque é a ação “Sabores do Agro”, realizada pela Vitrine da Carne. Todos os dias, a partir das 10h, um instrutor credenciado pelo Senar Mato Grosso apresentará diferentes cortes de carne bovina, suína e de frango, oferecendo aos participantes a chance de aprender mais sobre o preparo dessas proteínas e degustar os produtos.
Além das experiências interativas, a Tecnoalta 2024 oferece uma programação robusta de palestras técnicas, mesas-redondas e bate-papos, abordando temas essenciais para o setor. O evento também será palco do primeiro Encontro da Pecuária na Tecnoalta, um espaço dedicado a discussões sobre os desafios e inovações na pecuária moderna.
A feira de tecnologia agrícola de Alta Floresta é um exemplo de como o conhecimento e a inovação podem impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor no Brasil. Com uma programação rica em conteúdo e experiências, a Tecnoalta 2024 reforça o compromisso do Sistema Famato em ser um parceiro estratégico do produtor rural mato-grossense.
Também fizeram parte do dispositivo os representantes sindicais Ademir Saiatilli, Francisco Pedroso e Júnior Berlanda; os prefeitos municipais Chico Gamba (Alta Floresta) e Osmar Antônio Moreira (Apiacás); Matheus Berlanda, delegado coordenador da Aprosoja; o tenente-coronel PM – 9° Comando Regional de Alta Floresta, Alessandro Souza; Odemir Beklin, gerente da agência agro Sicredi Grande Rios; Alex Fabiano, presidente da CDL de Alta Floresta e do Codan; o diretor do sindicato rural, José Laercio Rabecini; e o presidente da Câmara de Alta Floresta, Oslen Dias dos Santos, popularmente conhecido como “Tuti”.