Logo CNA

Paraíba

“A palma não é um diferencial, é fundamental para pecuária na nossa região”, diz produtor
Fazenda riacho navio campina grande pb

26 de agosto 2022
Fazenda riacho navio campina grande pb

A palma forrageira é de fato um recurso indispensável para criação de animais na região nordeste, que devido aos seus períodos de secas prolongadas passa a ter problemas relacionados a escassez de forragens durante o ano.

“A palma é uma condição sine qua non para se criar gado. É fundamental. Ou você tem palma, ou você não cria. Porque não gera um índice que dê para você sobreviver do negócio”, conta o produtor rural, Álvaro Borba.

Para quem tem criação e enfrenta períodos de seca assim como Álvaro, a palma não chega a ser um diferencial, mas sim um instrumento necessário para a pecuária da região, pois garante o suporte forrageiro para as vacas de leite e animais de recria, não deixando a curva de produção de leite, reprodução e crescimento na fase de recria dos animais cair.

Produtor alvaro borba

Hoje o produtor conta com 20 hectares de palma forrageira em sua propriedade e realiza a colheita manualmente para o processo de produção de forragem e fornecimento para os animais, chegando a colher cerca de 20 toneladas de palma por dia para alimentar em torno de 900 animais.

No dia 29 de setembro o produtor irá receber em sua propriedade os participantes do X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, onde poderão conhecer as práticas de cultivo nacional da planta.

O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro em João Pessoa, e terá como tema central “Cactus: A nova revolução verde em terras áridas” trazendo apresentações de pesquisas cientificas que abordam áreas como Recursos genéticos e reprodução de Cactos; O uso do cacto como forragem e energia; Ecofisiologia das cactáceas e seu papel nos agro ecossistemas futuros, entre outros. O debate acerca da importância da palma tem ganhado espaço no mercado e será colocado em pauta durante o evento por profissionais capacitados e que entendem do assunto.

CACTUS2022 Logo BRANCO

Mais sobre o Congresso

O evento será realizado em João Pessoa-PB, no Centro de Convenções e promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), na sigla em inglês.

Paralelo ao evento científico estará acontecendo a 3ª edição do Agropec Semiárido, que irá discutir temas como produção animal, palma e outras cactáceas, sustentabilidade, empreendedorismo, agroindústria e tecnologia. Contando também com palestras técnicas, oficinas e vitrines gastronômico.

Para mais informações acesse: X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha

Serviço:
O que: X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha
Quando: 26 a 28 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções de João Pessoa

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas