ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

3º Encontro de Produtores FPS será dia 1º de dezembro em Cuiabá
Whats App Image 2022 11 28 at 10 16 41

3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) vai reunir em Cuiabá, no dia 1º de dezembro (quinta-feira), às 8h, os produtores rurais acompanhados pela equipe de assistência técnica e pesquisa do projeto

29 de novembro 2022
Por CNA

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O 3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) vai reunir em Cuiabá, no dia 1º de dezembro (quinta-feira), às 8h, os produtores rurais acompanhados pela equipe de assistência técnica e pesquisa do projeto. O evento será no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), restrito aos produtores rurais.

O Instituto de Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) vai apresentar aos produtores os resultados das análises do ano-safra 21/22 da pecuária (junho de 2021 a junho de 2022), informar os índices zootécnicos e econômicos de área, produtividade, produção e monitoramento das propriedades rurais, baseados nos dados levantados durante as visitas técnicas que ocorreram entre os dias 11 e 20 de outubro, nos municípios de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Itiquira e Rondonópolis.

O trabalho segue uma metodologia específica, com a finalidade de garantir aos produtores a consistência dos dados e informações.

O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Nogueira, explicou que as análises dos dados, entre junho/21 e junho/22, levam em consideração o período de nascimento de bezerros, tendo em vista que as propriedades são de cria e recria.

Além da devolutiva dos dados, constam na programação palestras sobre porque, onde e quando introduzir pastagens cultivadas, manejo de pastagens nativas e exóticas, Lei do Pantanal, regulamentação; Indicação Geográfica da Carne e troca de experiencias. As palestras serão conduzidas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal/MS), técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Sistema Famato.

O projeto – A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um projeto piloto que iniciou em 2018 para auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável. É coordenado pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais, Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal/MS.

Para conhecer mais detalhes do projeto acesse o Blog:

https://fps.sistemafamato.org.br/

Confira a programação:

8h – Devolutiva do Imea aos produtores rurais do projeto

9h – Palestra sobre porque, onde e como introduzir pastagens cultivadas (Embrapa Pantanal)

10h - Manejo de pastagens nativas e exóticas

11h - Lei do Pantanal e regulamentação (Sema)

11h30 - Indicação Geográfica

12h – Bate-papo

12h30 - Encerramento