Logo CNA

Mato Grosso

3ª edição do Digoreste Agro Talks impulsiona inovações no agronegócio
2022 10 20 AGRIHUB 3a edicao do Digoreste Agro Talks 20

Evento reuniu agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo, startupeiros, pessoas interessadas em inovação tecnológica e estudantes

21 de outubro 2022

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A 3ª edição do “Digoreste Agro Talks” foi o ponto de encontro da tecnologia com o agronegócio mato-grossense. O evento que reuniu agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo, startupeiros, pessoas interessadas em inovação tecnológica e estudantes, aconteceu nesta quinta-feira (20/10) no AgriHub Space, em Cuiabá.

A realização ficou por conta do Digoreste Startups e do Instituto AgriHub, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e o Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso (IST-MT).

Com a ideia de alavancar as inovações tecnológicas no agronegócio o Digoreste Agro Talks trouxe para compor o painel “Inovação e Empreendedorismo no Agro” os renomados, Ricardo Huffel (diretor de Marketing da Vega), Rafael Prete (gerente de Marketing da Lavoro Agro) e Henry Sakane (gerente nacional da Plataforma Digital da Lavoro Agro).

O debate foi rico em conteúdo, troca de experiência, novas tendências e tecnologias que mais impactaram o futuro do agronegócio.

Para Henry Sakane a inovação se tornou uma necessidade dentro das empresas. E as startups surgiram para solucionar os problemas do produtor rural e do agronegócio de um modo geral, de maneira inovadora e altamente tecnológica. “A inovação deixou de ser apenas um diferencial, hoje é necessidade”, apontou Sakane.

Ao falar sobre oportunidade, Rafael Prete, afirmou que o agronegócio vem atraindo profissionais dos mais diferentes segmentos. “O agronegócio, é um setor pujante da economia brasileira, portanto vem atraindo profissionais dos mais diferentes segmentos, motivados pelas excelentes oportunidades de crescimento, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação para o agro”, apontou Rafael.

Segundo Ricardo Huffel, o desenvolvimento das AgTechs e o uso de tecnologias no campo é extremamente importante para impulsionar a produtividade e a rentabilidade do produtor rural e do agronegócio.

Os participantes conheceram a metodologia do Instituto AgriHub, pensada para conectar os produtores rurais às soluções tecnológicas e estabelecer um canal de suporte para os profissionais atuantes no agronegócio. O Instituto foi apresentado pelo Líder da Rede AgriHub PRÓ, Wilton Maciel.

Henrique Rolim, líder da Digoreste Startups, fez um panorama das ações da Digoreste, mostrou resultados dos eventos promovidos desde a criação da comunidade de startups. “O nosso objetivo é atender às necessidades de empreendedores locais ajudando a melhorar o ecossistema empreendedor na baixada cuiabana”, pontuou Rolim.

A parada para o coffee foi o momento que os participantes tiveram para networking, onde trocaram informações e ampliaram a rede de contatos.

Lavoro Agro - Trabalha pelo protagonismo do agricultor, solidificando seu crescimento. Fornece ao produtor rural insumos e serviços em todo o seu ciclo produtivo. Está presente em regiões estratégicas para o agronegócio e segue expandindo na América Latina.

Vega - Conecta inteligência analítica e dados aos principais processos de produção agrícola para que o produtor rural tome decisões que promovam o desenvolvimento sustentável de seus negócios. A Vega monitora a produção agrícola atestando a sustentabilidade das práticas na cadeia produtiva do agronegócio.

Matérias Relacionadas