Mato Grosso
3ª edição do Digoreste Agro Talks impulsiona inovações no agronegócio
Evento reuniu agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo, startupeiros, pessoas interessadas em inovação tecnológica e estudantes
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
A 3ª edição do “Digoreste Agro Talks” foi o ponto de encontro da tecnologia com o agronegócio mato-grossense. O evento que reuniu agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo, startupeiros, pessoas interessadas em inovação tecnológica e estudantes, aconteceu nesta quinta-feira (20/10) no AgriHub Space, em Cuiabá.
A realização ficou por conta do Digoreste Startups e do Instituto AgriHub, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e o Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso (IST-MT).
Com a ideia de alavancar as inovações tecnológicas no agronegócio o Digoreste Agro Talks trouxe para compor o painel “Inovação e Empreendedorismo no Agro” os renomados, Ricardo Huffel (diretor de Marketing da Vega), Rafael Prete (gerente de Marketing da Lavoro Agro) e Henry Sakane (gerente nacional da Plataforma Digital da Lavoro Agro).
O debate foi rico em conteúdo, troca de experiência, novas tendências e tecnologias que mais impactaram o futuro do agronegócio.
Para Henry Sakane a inovação se tornou uma necessidade dentro das empresas. E as startups surgiram para solucionar os problemas do produtor rural e do agronegócio de um modo geral, de maneira inovadora e altamente tecnológica. “A inovação deixou de ser apenas um diferencial, hoje é necessidade”, apontou Sakane.
Ao falar sobre oportunidade, Rafael Prete, afirmou que o agronegócio vem atraindo profissionais dos mais diferentes segmentos. “O agronegócio, é um setor pujante da economia brasileira, portanto vem atraindo profissionais dos mais diferentes segmentos, motivados pelas excelentes oportunidades de crescimento, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação para o agro”, apontou Rafael.
Segundo Ricardo Huffel, o desenvolvimento das AgTechs e o uso de tecnologias no campo é extremamente importante para impulsionar a produtividade e a rentabilidade do produtor rural e do agronegócio.
Os participantes conheceram a metodologia do Instituto AgriHub, pensada para conectar os produtores rurais às soluções tecnológicas e estabelecer um canal de suporte para os profissionais atuantes no agronegócio. O Instituto foi apresentado pelo Líder da Rede AgriHub PRÓ, Wilton Maciel.
Henrique Rolim, líder da Digoreste Startups, fez um panorama das ações da Digoreste, mostrou resultados dos eventos promovidos desde a criação da comunidade de startups. “O nosso objetivo é atender às necessidades de empreendedores locais ajudando a melhorar o ecossistema empreendedor na baixada cuiabana”, pontuou Rolim.
A parada para o coffee foi o momento que os participantes tiveram para networking, onde trocaram informações e ampliaram a rede de contatos.
Lavoro Agro - Trabalha pelo protagonismo do agricultor, solidificando seu crescimento. Fornece ao produtor rural insumos e serviços em todo o seu ciclo produtivo. Está presente em regiões estratégicas para o agronegócio e segue expandindo na América Latina.
Vega - Conecta inteligência analítica e dados aos principais processos de produção agrícola para que o produtor rural tome decisões que promovam o desenvolvimento sustentável de seus negócios. A Vega monitora a produção agrícola atestando a sustentabilidade das práticas na cadeia produtiva do agronegócio.
Matérias Relacionadas

Agrohackathon terá quatro sedes na edição 2023
Evento, que tem o Sistema Faep/Senar-PR como correalizador, incentiva a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o agronegócio

FAEP conhece técnicas de Israel para produzir alimentos no deserto
Apesar das condições extremas, país do Oriente Médio utiliza soluções tecnológicas para garantir água para o meio rural e autossuficiência em diversas cadeias produtivas

Senar lança tour virtual 360º de máquina de pulverização
Tecnologia permite imersão no equipamento por meio de realidade aumentada

Sistema Faet/Senar vai oferecer oficina de realidade virtual na Agrotins 2023
Esta é a proposta da oficina que será oferecida aos participantes do estande “Juntos Somos Mais Fortes”

Sistema Famato oportuniza aos visitantes da Show Safra conhecimento e inovação
Para o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, a Show Safra é uma referência na difusão de tecnologias desenvolvidas especialmente para o agronegócio

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Brasil conta com mais de 1,7 mil startups voltadas à agropecuária
Levantamento da Embrapa aponta crescimento de 7,5% em relação a 2021, sendo que 61,4% estão localizadas na região Sudeste

CNA debate uso de tecnologias digitais para o aumento da produtividade no agro
Entidade participou do 2º Fórum Agro 4.0, promovido pelo jornal Correio Braziliense

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros