Logo CNA

Pernambuco

30ª Agrinordeste traz programação especial para os tutores de pets
Big dog

Para conferir a programação completa e se inscrever na feira, é necessário acessar www.agrinordeste.com.br

29 de novembro 2023

Por: Marina Lima

Fonte: Assessoria Faepe

A 30ª Agrinordeste começa nesta quinta-feira (30) e vai até domingo (3), funcionando entre às 10h e 21h, no Centro de Convenções. E seguindo o sucesso do ano passado, a feira traz mais uma vez ao público apresentações e capacitações específicas para os pets, seus tutores e profissionais da área.

Uma dessas atividades é a Oficina de Banho e Tosa, que será realizada nos quatro dias do evento, entre às 12h30 e 20h. A mostra vai abordar quatro temas voltados ao cuidado de animais de estimação: primeiros socorros dentro no banho e tosa; adestramento; utilização dos equipamentos durante o banho e as diferenças entre a tosa com tesoura comercial e tradicional.

Em destaque nas oficinas, as orientações sobre adestramento sob o comando de Fernado Huarte. O tutor argentino atua há 36 anos na domesticação de cães e gatos, e já passou por 24 países. Ao longo do tempo, desenvolveu um sistema de treinamento canino, hoje presente em 11 países, além de também ter criado o primeiro curso de terapeuta comportamental canino, reconhecido pelo Ministério do Trabalho da Argentina, com valor internacional.

“A comunicação é tudo. O cachorro não tem memória acumulativa, portanto não gosta de brigar. É um déficit de socialização e equilíbrio emocional”, afirmou Huarte, que também é um dos membros fundadores da Associação Internacional de Adestradores e Profissionais Caninos da América.

Segundo Gustavo Vieira, médico-veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), o bem-estar animal vai muito além de evitar o estresse. “É necessário preservar a saúde integral dos pets, executando boas práticas que asseguram as condições fisiológicas dos animais frente aos desafios da domesticação dos mesmos, como: alimentação, socialização e higiene periódica”.

Imagem

A médica-veterinária, Daniele Leite, ficará responsável pela oficina de Primeiros Socorros dentro do banho e tosa. Durante a atividade, serão mostrados procedimentos de salvamento em caso de acidentes.

Já Diana Dhalia, professora da Escola de Estética Animal Primer, no Kenel Club e embaixadora da Pethy Group, irá apresentar a oficina do uso de equipamentos no banho e tosa, bem como as diferenças e aplicações entre as tesouras comercial e tradicional.

De acordo com Diana, adaptar os bichinhos de estimação a interações com seres humanos e outros pets é um processo que pode ser complexo, no entanto necessário.

“O proprietário tem a visão errada de que, colocando o animal na creche, vai resolver o problema da socialização, quando o tutor precisa se conscientizar e preparar o animal antes de o mandar para lá. Capacitá-lo antes para o convívio, da mesma forma que, em paralelo, as creches precisam ter adestradores”.

Arena Agrinordeste

Além das atividades envolvendo o banho e tosa, os visitantes da feira também podem acompanhar outras atrações com animais na Arena Agrinordeste. Na sexta e sábado, o espaço vai contar com oficinas de Adestramento e Agility de Cães (com a participação do público); apresentações sobre a fauna nordestina e felinos silvestres e projetos sociais como o Cinoterapia e o Cão Guia. Já no domingo, o local recebe a Oficina de Doma Gentil para cavalos.

Confira a programação completa das atividades da feira e faça sua inscrição no site www.agrinordeste.com.br

Matérias Relacionadas