Da Mata Atlântica para Singapura: o sabor artesanal da Clemens conquista novos mercados
Empresa brasiliense de chocolates orgânicos realiza sua primeira exportação com apoio do projeto agroBR
O que começou como uma pesquisa experimental em 2018 transformou-se em uma marca que já cruza fronteiras. Fundada em Brasília pelo chocolate maker Mário Gisi, a Clemens nasceu do desejo de unir qualidade, sustentabilidade e identidade brasileira em um mesmo produto. O nome é uma homenagem ao avô do fundador e carrega o propósito de valorizar as raízes familiares e a tradição.
A produção comercial começou em 2020, utilizando cacau cultivado na Mata Atlântica baiana, com ingredientes orgânicos, como açúcar e manteiga de cacau. A linha não contém leite, ampliando o alcance a consumidores que buscam opções veganas. Os sabores reforçam a brasilidade: cupuaçu, castanha-de-caju, tâmara e banana já conquistaram o público local.
Passo a passo para exportar
Apesar do crescimento interno, a internacionalização parecia distante até a entrada no agroBR. Antes, a Clemens havia participado de um curso de preparação para exportação, mas ainda faltava orientação prática para transformar teoria em realidade.
““Precisávamos de alguém que pegasse na nossa mão e nos mostrasse cada detalhe do processo. Foi exatamente isso que o agroBR fez: com paciência, disponibilidade e perseverança, nos guiou passo a passo””
No programa, a empresa também focou em melhorias de design. Essa etapa permitiu a renovação das embalagens, agora adaptadas ao mercado externo, com rótulos bilíngues (português e inglês) e informações nutricionais completas.
Primeira exportação: de Brasília para Singapura
O preparo rendeu frutos rapidamente. Em uma rodada de negócios do agroBR, a Clemens despertou o interesse de um comprador de Singapura. Após negociações, a primeira venda internacional foi concluída e os chocolates chegaram em perfeito estado às prateleiras do país asiático.
O desafio foi grande: do ajuste das embalagens à logística de transporte, cada etapa exigiu cuidado redobrado devido à sensibilidade térmica do chocolate. Mas a experiência foi um sucesso.
“O produto chegou bem e já está sendo vendido em algumas lojas de Singapura. Foi nossa primeira exportação e estamos muito felizes com esse resultado”, celebra o fundador.
Mário também reforça a importância do apoio recebido:
“Todo esse processo que resultou na primeira remessa do nosso chocolate para o exterior só aconteceu por conta do apoio, incentivo e estímulo da agroBR. As barreiras psicológicas e também práticas para exportar são enormes e sozinhos jamais teríamos chegado lá. Fico feliz de ver o Brasil com estrutura eficiente de incentivo às exportações, mostrando que é possível. Não temos palavras para agradecer.”
Futuro com identidade brasileira
Além de abrir portas para o mercado internacional, a experiência reforçou o propósito da Clemens: oferecer um chocolate orgânico, artesanal e com alma brasileira.
Agora, a empresa planeja ampliar sua presença fora do país, mantendo como diferenciais o respeito ao meio ambiente, o uso de ingredientes orgânicos e a valorização de sabores que traduzem a diversidade nacional.