Da floresta amazônica para o mundo: Abufarí exporta castanha do Pará com apoio do agroBR

Compartilhe:
Foto 2
Com o suporte do programa agroBR, empresa amazonense consolida exportações para Canadá e Índia e projeta novos mercados internacionais

Uma mudança de vida em plena pandemia foi o ponto de partida para um negócio que hoje conecta a floresta amazônica aos mercados internacionais. Fundada em 2020 por Leonardo Baldissera Santos, a Abufarí Produtos Amazônicos nasceu da decisão de trocar a carreira jurídica por um empreendimento de impacto socioambiental no coração da Amazônia. Hoje, graças ao apoio do projeto agroBR, da CNA, a empresa exporta castanha do Pará para o Canadá e a Índia — e se prepara para conquistar novos destinos. 

Imagem

A história da Abufarí começa no município de Tapauá (AM), em uma área isolada, acessível apenas por barco ou avião. Foi ali que Leonardo decidiu investir em um modelo de negócio que alia valorização da biodiversidade, fortalecimento de comunidades extrativistas e preservação da floresta. “A gente criou uma usina de beneficiamento privada, mas de base comunitária”, explica o empresário. Hoje, mais de 450 pessoas vivem na região atendida pela empresa, e parte delas é beneficiada por projetos sociais em parceria com a associação local fundada pela própria Abufarí. 
 
Além da geração de renda, o modelo de produção valoriza práticas sustentáveis, como o manejo responsável da castanha e a capacitação dos extrativistas. “O nosso diferencial está na qualidade e na origem. As castanhas da região do Abufari são reconhecidas pelo tamanho e excelência, resultado direto desse cuidado com a floresta e com as pessoas”, afirma Leonardo. 

Caminho para a exportação

Imagem

A entrada no agroBR aconteceu em janeiro de 2023, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea). Desde então, a empresa passou a receber consultoria especializada em exportação, com mentoria da consultora regional Giselle Amaral, e participou de várias rodadas de negócios. 

“Foi um processo de preparação intenso. Sem o apoio do agroBR e da ApexBrasil, não teríamos conseguido chegar até aqui com essa robustez”, avalia Leonardo. “É um tijolinho por vez. E o agroBR pega na sua mão e te mostra o caminho”. 

A virada aconteceu na SIAL Canadá 2024 – maior feira internacional de alimentos e bebidas do país – em missão comercial organizada pelo agroBR. Em Montreal, a Abufarí teve contato direto com compradores internacionais e deu início às negociações com empresas do Canadá e da Índia.  
 
Em 2025, os embarques se consolidaram: só para a Índia, em junho, foram enviadas 10 toneladas de castanha do Pará, com um novo contêiner já em preparação. A participação na 38ª AAHAR, feira internacional de alimentos e hospitalidade que ocorre anualmente em Nova Deli, foi essencial para que novos pedidos acontecessem. 
 
A meta é destinar 50% da produção da empresa ao mercado externo. Além de Canadá e Índia, a Abufarí já projeta alcançar o mercado australiano ainda este ano.

“Estamos só começando, mas com passos firmes. Nosso objetivo é fazer da castanha amazônica um símbolo de sustentabilidade e excelência no mundo todo”

Castanha do Brasil no Mundo

““O agroBR pega na sua mão e te mostra o caminho. Foi fundamental para a gente chegar nesse nível de exportação.””

A Abufarí atua em cinco pilares: 
Desenvolvimento sustentável 
Responsabilidade social corporativa 
Qualidade 
Inovação e tecnologia 
Capacitação de pessoas 
 
A meta é exportar 50% da produção anual de castanhas. 
Canadá e Índia são os principais compradores.

A Abufarí leva o sabor da Amazônia ao Canadá e à Índia com apoio do agroBR. A Abufarí leva o sabor da Amazônia ao Canadá e à Índia com apoio do agroBR.