Logo CNA

CNA participa de congresso internacional sobre seguro agropecuário
Alasa abre

17 de maio 2018
Por CNA

Brasília (17/05/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa até amanhã (18) do 15º Congresso Internacional da Associação Latino-americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário (Alasa). O evento acontece em Lima (Peru) e tem como tema “O crescimento do seguro agropecuário: ferramentas na era tecnológica e a integração do setor financeiro como parceiro estratégico”.

O economista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, e a assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, representam a entidade no encontro.

Loyola participou do painel intitulado “Desafios da articulação interinstitucional para associar o seguro agropecuário ao crédito bancário na América Latina”, nesta quinta-feira (17). Ele apresentou os programas de gestão de riscos utilizados no Brasil, destacando que o seguro rural se desenvolveu mais rapidamente nas regiões de maior risco climático.

Pedro Loyola também disse que a área coberta com seguro, incluindo o seguro privado e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), não passa de 20% e que há muito que se aprimorar nos produtos de seguro, visando atender as especificidades das atividades e das regiões produtivas.

Entre as possíveis soluções interinstitucionais para o desenvolvimento do seguro agropecuário, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA apontou a integração dos instrumentos de política agrícola, a formação de banco de dados e a geração e difusão de conhecimento sobre os instrumentos de gestão de riscos.

“É necessário o convencimento político sobre a importância dos programas de gestão de riscos, difusão e geração de conhecimento sobre seguro rural, capacitação dos agentes financeiros e desenvolvimento de produtos de seguro adequados a diferentes realidades”, destacou Loyola.

Congresso - O evento reúne representantes de seguradoras, resseguradoras, governos, associações de classe, pesquisadores e corretores de seguro, totalizando mais de 430 pessoas de 25 países.

Na opinião da assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, o Congresso permite conhecer experiências internacionais e os atores envolvidos no mercado de seguro. Ela acredita que o Brasil é um mercado potencial para esse tipo de serviço, em função das características de produção e do tamanho da agropecuária brasileira.

“Estamos estimulados a nos aprofundar no modelo de seguro mexicano, em que mais de 400 fundos criados e administrados pelos produtores rurais conseguem proteger toda a pecuária bovina do país, e no desenvolvimento de produtos de seguro para as atividades pecuárias no Brasil, em especial em relação à defesa sanitária”, afirmou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas