Logo CNA

Sistema CNA apresenta o uso da água no ciclo de produção do café e da cachaça
Abre 10

19 de março 2018
Por CNA

Brasília 19/03/2018 - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou nesta segunda (19), aos participantes do 8º Fórum Mundial da Água, como a água é utilizada no ciclo de produção do café, a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água.

O assessor técnico da CNA, Maciel Silva, falou sobre o uso da água na produção do café desde a semente até os grãos, passando por todo o processo de produção, inclusive no preparo da bebida.

“A irrigação por gotejamento pode reduzir até 30% o uso da água na produção café. Além disso, o uso balanceado da adubação promove o desenvolvimento do sistema radicular da planta e, consequentemente, aumenta o volume de solo explorado. Com isso, é necessário menos irrigação”, explicou Silva.

O assessor da CNA reforçou que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. “No Brasil, se cultiva café por quase 3 séculos e muito se aprendeu de lá pra cá. Atualmente, o uso racional da água já é realidade na produção sustentável do grão”, acrescentou.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais é parceria do Sistema CNA no Fórum. Até sexta-feira os visitantes que passarem pelo Espaço do Sistema terão a oportunidade de experimentar cafés especiais de diversas regiões do Brasil.

O Diretor de Águas da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, José Cisino, assistiu à palestra. “A otimização do uso da água na produção agrícola é o caminho coreto. Por isso, é necessário pensar de forma regional devido à grande extensão do nosso país”, observou Cisino.

O processo de produção da cachaça também foi tema abordado no segundo dia do Fórum Mundial da Água.

O Diretor Executivo da Instituto Brasileiro da Cachaça, Carlos Lima explicou o processo de produção da bebida. “A cachaça é produzida de Norte a Sul do Brasil. Por isso, os produtores enfrentam desafios diferentes. Existem aqueles que estão em áreas de abundância de água e ainda assim têm o compromisso no uso e reuso da água”, afirmou.

Ele citou o caso de sucesso de uma empresa que, em 2013, utilizava 33 litros de água para produzir 1 litro de cachaça. “Hoje são utilizados 2,4 litros de água para cada litro da bebida”, declarou.

No Brasil, existem aproximadamente 1.500 produtores de cachaça registrados no Ministério da Agricultura distribuídos de norte a sul do país.

Na terça-feira (20) os visitantes do Espaço do Sistema CNA no 8º Fórum Mundial da Água terão a oportunidade de conhecer o ciclo produção de frutas e hortaliças no 8º Fórum Mundial da Água.

Serviço:

O que: Sistema CNA no 8º Fórum Mundial da Água
Quando: Até 23 de março, das 09 às 19h
Onde: Pavilhão da Expo – Estacionamento do Estádio Mané Garrincha – Eixo Monumental - Brasília/DF

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Adriano Brito e Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas