Logo CNA

Projeto Biomas reúne representantes do setor produtivo e de órgãos ambientais em Brasília
Biomas0 0 306761002015362961741

26 de junho 2018
Por CNA

Brasília (26/06/2018) – Especialistas do Projeto Biomas participam, durante três dias, de encontro com representantes do setor produtivo e de órgãos ambientais para alinhar estratégias de plantios e de políticas públicas que atendam a legislação de preservação da vegetação nativa para aplicação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Distrito Federal.

A reunião começou na segunda (25) e segue até quarta (27) na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Brasília (DF).

Durante o encontro serão compartilhadas informações e experiências técnicas para que os participantes tenham informações para a tomada de decisões na elaboração de estratégias de plantio de mudas ou semeadura direta de nativas. Além disso, será discutido como os experimentos realizados pelo Projeto Biomas no componente Cerrado poderão atender as necessidades da legislação de proteção da vegetação nativa com a recomposição de reserva legal e de preservação permanente e, ao mesmo tempo, diminuir custos de implantação ou mesmo trazer retorno econômico ao produtor.

A coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Rabello, destaca que a participação de representantes de órgãos ambientais e do Serviço Florestal Brasileiro vai contribuir para a determinação de diretrizes para a elaboração dos projetos de recuperação de áreas degradadas ou alteradas (PRADA).

“Esse evento voltado para a adequação ambiental de propriedades rurais é um dos resultados do Projeto Biomas. Os pesquisadores tiveram grande esforço na geração de conhecimento e também na compilação de informação que, muitas vezes, estava em linguagem científica, um pouco complexa para que produtores rurais coloquem diretamente em prática”, destaca.

De acordo com o coordenador do Componente Cerrado do Projeto Biomas, Felipe Ribeiro, o projeto tem atendido as demandas para os Programas de Regularização Ambiental no que se refere à produção de conhecimento sobre as espécies, produção de sementes e mudas e o crescimento de árvores.

“Essa reunião tem o intuito de mostrar a importância do conteúdo técnico gerado na seleção de espécies e de formas de plantios. Além disso, vamos discutir estratégias de transferência desse conhecimento para o produtor rural”, destaca.

A gerente executiva de Cadastro de Floresta do Serviço Florestal Brasileiro, Janaína Rocha, é uma das participantes da reunião. “O Cadastro Ambiental Rural foi a primeira fase para identificar as propriedades e posses rurais brasileiras, se existe ou não passivo ambiental e qual a demanda em relação a cada bioma”, destacou.

Janaína diz que essas atividades, que permitem a transformação da linguagem científica para uma linguagem prática de campo, são de grande valia para apoiar a adequação ambiental na área rural.

O coordenador técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Avay Miranda Junior, também acompanha os debates.

“Essa é uma importante reunião de atores que tem o poder decisório para ampliar a discussão com relação à implementação do Programa de Recuperação Ambiental, previsto na legislação sobre a conservação de vegetação nativa do Brasil”.

Ao final da reunião, a expectativa dos pesquisadores do Projeto Biomas é de que os participantes contribuam com o conteúdo de uma maneira mais adequada para que o produtor possa implementar as melhores técnicas sobre o uso de espécie para adequação ao Código Florestal.

Sobre o Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.,


Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte