Logo CNA

Mesmo com chuvas, colheita de soja avança no RS
Soja 5w 0 738664002015362963331

6 de abril 2018
Por CNA

Por: Universo Agro

Mesmo com a alta ocorrência de chuvas na última semana, a colheita de soja avançou de forma significativa no Rio Grande do Sul, chegando a 35% do total de área plantada. Segundo informações da Emater-RS, outros 40% já estão aptos para a colheita.

No início da safra, as lavouras apresentaram produtividades elevadas, fato que atendeu às expectativas dos produtores. À medida que a colheita avançou para cultivares implantadas mais para o final do período de plantio e para cultivares com ciclo mais longo, as produtividades começaram a diminuir.

Segundo os técnicos da Emater-RS, essa queda na produtividade da cultura da soja pode estar associada à ocorrência de doenças de final de ciclo, principalmente a ferrugem asiática, e a períodos de poucas chuvas no estágio de enchimento de grãos. Esses fatores também aceleraram o ciclo da cultura, provocando a antecipação da maturação e comprometendo, em parte, o enchimento de grãos.

A colheita do milho segue sem maiores percalços, atingindo 83% da área plantada nesta semana. À exceção de alguns poucos casos pontuais de áreas plantadas mais "no tarde" e que enfrentaram deficiência hídrica durante a fase de floração, as produtividades mantêm-se em níveis satisfatórios nas regiões mais ao Norte, apesar dos problemas enfrentados pelas regiões da Campanha e Sul.

Matérias Relacionadas