Logo CNA

CNA destaca importância do Proagro na estabilidade da produção agrícola
Milho secando 0 826863002015150090141

29 de maio 2017
Por CNA

Brasília (29/05/2017) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considera o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) instrumento estratégico e necessário ao produtor.

Administrado pelo Banco Central com recursos orçamentários provenientes da União e da taxa que o produtor rural paga pela adesão, o Proagro garante o pagamento das operações de crédito rural de custeio, quando a liquidação dos contratos é dificultada pela ocorrência de pragas, doenças e intempéries climáticas como seca, chuvas excessivas e geadas.

Em 2004, foi criado o “Proagro Mais” para atender os produtores vinculados ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas operações de custeio agrícola, que incluiu também a cobertura das parcelas de custeio rural e investimento, financiadas ou de recursos próprios.

No caso de recusa da cobertura do Proagro, pelo agente financeiro, lembra a CNA, o produtor tem a opção de recorrer da medida à Comissão Especial de Recursos (CER).

É a única instância administrativa do programa, órgão colegiado que tem a participação da CNA. O agricultor tem 30 dias prazo para manifestar, após a recusa do agente em pagar a indenização.

Confira as principais regras do Proagro no documento a seguir, elaborado pelo Departamento Técnico e Econômico da FAEP:


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas