Projetos e programas
Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha, está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.
E foi com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o "Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido" que será desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
Pautada na qualificação profissional com orientação técnica, a implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas, certamente contribuirá para o crescimento social e econômico, com melhoria na qualidade de vida dos empreendedores rurais, incluindo a de seus familiares e colaboradores. Viabiliza-se, desta maneira, uma melhor convivência nas adversidades existentes e, principalmente, um desenvolvimento produtivo mais sustentável nessa região.
1.135 municípios distribuídos por nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais);
11,5% do território nacional e mais da metade da área do Nordeste;
22,5 milhões de pessoas (sendo 14 milhões na zona urbana e 8,5 milhões na zona rural);
Cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos rurais.
800 mm de precipitação anual máxima.
O programa reúne um conjunto de ações sistêmicas e continuadas para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivência com as adversidades do semiárido, para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda dos empreendimentos rurais, com respeito ao meio ambiente.
O programa Sertão Empreendedor vai incentivar as seguintes tecnologias:
Captação e conservação hídrica (barragem subterrânea, poço amazonas com anéis de cimento, cisterna calçadão e barreiros de salvação)
Produção de forrageiras (palma forrageira em sistema adensado, gramíneas, leguminosas, fontes proteicas e energéticas)
Conservação de forragens (fenação, ensilagem e amoniação)
Além disso, o programa pretende difundir atividades com potencial econômico na região, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.
O programa Sertão Empreendedor vai atender empreendedores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores.
Para conhecer melhor o programa Sertão Empreendedor, acesse o Folder_-_Sertao_Empreendedor
Notícias

Missão técnica do CNA Jovem encerra jornada em Brasília
Presidente do Sistema CNA/Senar recebeu os vencedores do programa de desenvolvimento de novas lideranças

No Rio Grande do Sul, vencedores do CNA Jovem vivenciam experiências no agroturismo e produção de uvas e vinhos
Encerramento da missão ocorre em Brasília na terça (5)

Produtores rurais da Vila Caquetá participam do Circuito Agro BB 2022 em Porto Acre

Senar e Banco do Brasil firmam parceria para capacitar produtores em 25 estados
Circuito de Treinamento Agro vai levar informações técnicas, gerenciais e de acesso ao crédito para os produtores