SENAR/SC desenvolve programa Especial Saúde do Homem Rural em Lauro Müller
Evento tem a parceria do Sindicato Rural de Orleans, Secretaria de Saúde e Prefeitura de Lauro Mûller e SBU/SC
Considerada a segunda doença mais comum entre os homens, o câncer de próstata atinge um em cada sete homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Informações do último levantamento feito em 2013 declaram que quase 14 mil homens já foram levados a óbito em decorrência da doença. Pensando na prevenção dessa e de outras doenças que atingem os homens, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) desenvolve o “Programa Especial Saúde do Homem Rural”.
Nesta quarta-feira (9), o programa será promovido em Lauro Müller no Salão Paroquial do município, a partir das 7h30. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural de Orleans, Secretaria de Saúde e Prefeitura de Lauro Müller e Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC).
A coordenadora estadual do programa, Estela Macedo, explica que o programa tem como foco sensibilizar os homens do meio rural para que estejam atentos a importância do diagnóstico precoce das principais doenças urológicas, bem como do tratamento.
“São doenças que quanto antes identificadas maiores são as chances de sucesso no tratamento e cura. Os produtores rurais são responsáveis por levar os produtos agropecuários até a mesa dos brasileiros. Portanto, é fundamental que tenham saúde e qualidade de vida nas comunidades em que vivem. O SENAR/SC atua fortemente em ações educativas visando a promoção da saúde no meio rural”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC e da FAESC, José Zeferino Pedrozo, observa que alguns dos tumores que acometem os homens podem crescer de forma rápida e se não diagnosticados a tempo podem ocasionar a morte. “Queremos evitar a incidência de doenças masculinas nas propriedades rurais catarinenses. Preservamos pela vida e buscamos através de nossos programas e treinamentos incentivar os cuidados com a saúde”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Orleans, Natalino Bianco, essa é a segunda vez que o programa ocorre em Lauro Müller. “Em 2015 tivemos sucesso de participação com mais 200 homens atendidos e para esse ano já são 235 inscrições. Isso demonstra que atingimos o objetivo de conscientizar os produtores sobre a preservação da saúde durante a primeira edição. Queremos contribuir para minimizar ao máximo o número de homens acometidos pelas doenças”, destaca.
O presidente ressalta, ainda, a proximidade do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (13). “A maioria dos produtores rurais são pais de família e o exemplo dos filhos. Cuidar da saúde deles é preservar pelos momentos de união e alegria entre eles. Saúde é sinônimo de alegria”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO
As atividades iniciam a partir das 7h30 com a coleta de sangue para o exame Antígeno Prostático Específico, ou PSA, um dos principais exames solicitados pelos urologistas na tentativa de identificar precocemente o câncer de próstata. Na sequência será servido um café de confraternização e às 8h30 os médicos da SBU/SC Vicente Codagnone e Rafael Conti ministrarão palestras sobre câncer de pênis e de próstata. Na sequência os médicos realizarão o exame físico da próstata - toque retal nos participantes com maior fator de risco, importante para o diagnóstico precoce, pois cerca de 1 em cada 5 homens com câncer de próstata têm exame do PSA normal.
Durante a manhã também serão desenvolvidas a verificação dos sinais vitais. Os produtores também poderão exercitar o corpo em atividade física que será coordenada por um professor de educação física. Às 12h15 será servido almoço de confraternização e durante a tarde haverá entrega de brindes aos participantes.
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br