SENAR Rio realiza seminário do Programa Cidadania Rural
Nos eventos, destinados a produtores e contabilistas, os palestrantes apresentaram funcionalidades e regras do eSocial e orientaram sobre a Legislação Tributária
O SENAR Rio de Janeiro realizou dois seminários sobre Legislação Tributária e implantação do eSocial nos municípios de Barra do Piraí e Três Rios, esta semana. Nos eventos, destinados a produtores e contabilistas, os palestrantes apresentaram funcionalidades e regras do eSocial e orientaram sobre a Legislação Tributária.
“Estamos aqui no quarto Seminário de Legislação Tributária Rural e da Implantação do eSocial para divulgar para os produtores rurais e contabilistas a questão da legislação que rege o recolhimento do Funrural, que ocorre no ato da comercialização da produção rural” explicou o coordenador de arrecadação e representante do SENAR/Rio no evento, Marcos Ravizzini.
De acordo com João José do Desterro, representante do Ministério do Trabalho, os principais benefícios do eSocial são a economia de custo para as empresas e a simplificação do trabalho, além de uma maior transparência nas informações e o acesso, a qualquer momento, a todos os dados que foram transmitidos via ambiente do eSocial.
Já Regina Hygino, representante do INSS no eSocial, destaca que a vantagem mais importante é o reconhecimento automático do direito do cidadão. “O eSocial vai promover isso de uma forma mais fácil. Além disso, o governo passa a criar um banco de dados mais seguro e consistente e essa é uma premissa do eSocial, que permite esse reconhecimento do direito.”
“O eSocial está em uma fase importante, decisiva, e ter como parceiro o SENAR, que é uma instituição nacional com acesso a segurados importantes, que são os segurados especial e produtor rural, é bom para divulgação e para conseguir multiplicadores do eSocial ao longo do período das palestras estamos realizando”, ressaltou Marcelo Pimentel, da Receita Federal
Segundo Maria Elizabeth, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, é necessário e importante que se dê continuidade ao trabalho sendo feito e que o seminário tenha sequência em outras regiões, pois parte do que foi apresentado não era do conhecimento de muitos participantes.
“Sou representante do CRC em nove cidades e na minha jurisdição represento 780 profissionais. Esse evento para nós, inclusive com a participação dos auditores, foi excelente. Porque além de ampliar, trouxe conhecimento. E a gente espera que eles retornem, porque ainda estamos no início do processo e até a implantação de fato, como a lei determina, várias outras dúvidas podem surgir, então nós queremos o retorno deles também.
Durante os dois dias de evento, os participantes tiraram dúvidas e evidenciaram a importância das palestras no dia a dia.
Assessoria de Comunicação SENAR Rio de Janeiro