SENAR Paraíba forma 45 profissionais técnicos em Agronegócio
Profissionais podem atuar em agroindústrias, como consultores ou mesmo com o oferecimento de assistência técnica.
O mercado de trabalho paraibano receberá 45 novos técnicos em Agronegócio. Os profissionais concluíram o curso técnico oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que está formando suas duas primeiras turmas em João Pessoa e no município de Alagoa Grande, com 25 e 20 alunos formandos respectivamente. A formatura será no próximo dia 5 de maio, às 17h, no auditório do Sebrae, em João Pessoa.
Gestão de propriedades rurais ou mesmo empresas do setor são áreas de atuação do profissional formado pela instituição. O leque oferecido pelo mercado é de estabelecimentos comerciais, agroindústrias ou até consultoria e serviços de assistência técnica. Na Paraíba, o campo é responsável por um terço da atividade econômica, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.
A assistência técnica aos produtores rurais é uma das ações que o SENAR desenvolve. Por isso, o presidente do Conselho Administrativo do SENAR, Mário Borba, enxerga nesses profissionais o futuro da própria instituição.
“Queremos fortalecer e dar continuidade a esse programa porque ele tem a capacidade de fortalecer a nossa agropecuária. Inclusive, para conclusão do curso, os alunos desenvolvem um projeto de empreendedorismo com potencial de aplicação no setor”, afirma.
O profissional tem o diploma reconhecido pelo CREA. A solicitação deverá ser feita na unidade estadual do Conselho. Iara Quitéria, que estudou no polo de Alagoa Grande, é um desses profissionais, que saem do curso satisfeito com a capacitação recebida.
“Gostei do material, que é de excelente qualidade, assim como os tutores online e presenciais. Além da sala de aula o curso também proporciona aulas práticas, em campo. Tudo isso é curso muito bom”, avaliou Iara.
O estado foi um dos primeiros do país a implantar essa modalidade de ensino, o que garantiu pioneirismo à Paraíba. “Nós crescemos juntos com essas turmas. Acompanhamos as suas formações e agora entregamos profissionais qualificados ao mercado”, avalia a chefe do Departamento de Educação Formal do SENAR, Poliana Queiroz.
Assessoria de Comunicação do SENAR/PB
www.senarpb.com.br