SENAR faz visitas técnicas a turmas do Negócio Certo Rural
Foco é acompanhar a aplicabilidade do programa
(Brasília/DF 20/10/17) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) iniciou esta semana no Maranhão uma série de visitas técnicas às turmas do programa Negócio Certo Rural (NCR). A ideia é acompanhar os treinamentos para verificar a aplicabilidade do conteúdo na ponta. As visitas estão sendo feitas nos municípios de Cururupu, Apicum-Açu, Guimarães, Mirinzal, Presidente Sarney e Caiapiá.
“Coletamos sugestões e críticas em relação ao conteúdo e ao material recebido pelos alunos e observamos a atuação dos instrutores e, se necessário, damos orientações para sempre melhorar a qualidade do conteúdo que chega aos produtores”, explica Thais Carrazza, gestora do Negócio Certo Rural no SENAR.
O NCR é promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ensina técnicas de gestão e empreendorismo para que pequenos produtores rurais e suas famílias aprimorem a produção e a administração da propriedade. O programa tem 46 horas, com 2h de consultoria em sala de aula e 4h na propriedade rural, de forma individual.
“Eu ia para feira vender meus produtos e depois não sabia o que fazer com o dinheiro, hoje eu já sei. Depois do curso mudei a forma de pensar e melhorei meu negócio ao aprender a me organizar. Agora paro e penso em como fazer as coisas. Para mim foi ótimo”, avalia Maria Lima Souza, do município de Cururupu, que desenvolve o plano de negócio do curso na área de produção de alface.
Outros participantes também destacaram a mudança de mentalidade depois do NCR. “Conversei com dois irmãos de Mirinzal que fazem a capacitação. Eles me contaram que já tinham iniciado a plantação de várias hortaliças, mas não sabiam como gerir a produção. Agora, depois do curso, vendem para a comunidade local e sabem calcular o preço do pé de alface e o quanto vão ganhar por cada um”, relatou Thais Carrazza.
Na próxima semana, a gestora do programa acompanha as turmas de Pernambuco e a ideia é visitar ainda este ano os estados do Piauí e Goiás.
O SENAR também oferta o Negócio Certo Rural na modalidade à distância, pelo portal www.ead.senar.org.br . O curso tem duração de 40h e pode ser realizado no prazo máximo de 60 dias. Depois de concluir, o participante tem acesso ao atendimento personalizado, para tirar as principais dúvidas sobre seu plano de negócios.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA