SENAR Ceará poderá assumir instalações de centros de ensino tecnológico em Quixadá e Quixeramobim
A ideia é aproveitar as estruturas para ofertar outros projetos do SENAR
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE) poderá assumir as instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e do Centro de Ensino Tecnológico do Governo do Estado (CENTEC) nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central. No último dia 3, o secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, o superintendente do SENAR Ceará, Paulo Hélder de Alencar Braga, e outros técnicos fizeram uma visita técnica às unidades, onde puderam conhecer a estrutura de laboratórios, salas de aula e equipamentos.
Segundo Paulo Hélder, o SENAR Ceará está interessado em instalar nas duas cidades dois novos serviços e um deles, já ficou praticamente acertado que é a Faculdade CNA, aproveitando inclusive alguns cursos que já eram ofertados pelo CENTEC. No dia 18 de março, o SENAR inaugurou dois polos da Rede e-Tec em Quixadá e Quixeramobim para ofertar o curso Técnico em Agronegócio para 50 alunos. “Agora, devido ao fechamento das unidades do CENTEC, nós estamos estudando novas parcerias aproveitando toda a estrutura já existente nessa região que é uma das mais promissoras do estado”, afirmou o superintendente.
O diretor técnico do SENAR/CE Eduardo Queiroz e o coordenador de Projetos Especiais Carlos Brasil, além dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Quixeramobim, Cirilo Vidal e de Quixadá, Fausto Fernandes, também participaram da comitiva do Sistema FAEC/SENAR/CE. A equipe foi recebida pelo diretor do CENTEC, Antonio José Viana, e pelo diretor da FATEC de Quixeramobim, Francisco Jardel Rodrigues Paixão.
O presidente da Federação, Flávio Saboya, disse que foi procurado há poucos dias pelo deputado federal Ariosto Holanda, que implantou o sistema de CENTECs e CVTs no estado quando era secretário de Ciência e Tecnologia. “A nossa visita foi muito proveitosa, os dois centros oferecem boas condições, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o SENAR vão propor uma parceria para viabilizar não somente o funcionamento da Faculdade CNA, como também um novo equipamento voltado para a ovinocaprinocultura”, disse Saboya. O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, também considera muito importante essa parceria, principalmente pela excelente infraestrutura que tanto o CVT como o CENTEC já oferecem para os propósitos dos novos projetos do SENAR no estado do Ceará.
Assessoria de Comunicação do SENAR Ceará
www.senarce.org.br