Saúde da mulher rural é prioridade em Santa Catarina
Os municípios de Água Doce e Rancho Queimado terão ações do programa
Por: Saúde da mulher rural é prioridade em Santa Catarina
Marcado para comemorar as conquistas femininas, o dia 08 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. No decorrer dos anos elas ganharam espaço na sociedade tornando-se motivo de inspiração. E no meio rural isso não é diferente: as mulheres ocupam papéis de destaque nas propriedades rurais como excelentes empreendedoras.
Preocupado com a qualidade de vida e o bem-estar das produtoras rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promove o Programa Especial Saúde da Mulher Rural. Nesta quarta-feira (8), dois municípios receberão ações: Água Doce, no meio oeste e Rancho Queimado, no sul do estado. Os eventos são desenvolvidos pelos Sindicatos Rurais de Água Doce e Rancho Queimado, em parceria com as Secretarias Municipais dos municípios, importantes agentes para a realização das ações. O Sindicato Rural de Água Doce foi o pioneiro no programa em Santa Catarina e servindo de exemplo e estímulo para os demais.
Em Água Doce serão atendidas cerca de 300 mulheres e em Rancho Queimado aproximadamente 200. A iniciativa busca gerar educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero. “São levadas informações fundamentais para que as mulheres do meio rural se conscientizem sobre a importância do autocuidado e, também, o acesso ao exame preventivo”, explica a coordenadora do programa em Santa Catarina, Estela Macedo.
As produtoras terão acesso a exames Papanicolau e palestras educativas sobre saúde integral. Em Rancho Queimado a gestora hospitalar e assessora técnica da Coordenação de Programa e Projetos na Área de Saúde Rural Magali Eleutério da Silva ministrará palestra sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
Durante os eventos serão desenvolvidos o circuito da saúde, com palestras preventivas, entrega de material educativo, espaço beleza visando desenvolver a autoestima e outras atividades.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que a entidade investe fortemente em ações de prevenção da saúde. “Esse é um dos nossos focos: levar conhecimentos que promovam a mudança de atitudes visando a melhoria da qualidade de vida. O programa possibilita que um grande número de produtoras rurais tenha conhecimento sobre a importância do autocuidado. Queremos minimizar ao máximo o número de doenças no meio rural. Cuidamos de quem é responsável por levar alimento para a mesa de milhares de pessoas”, finaliza.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br