Repensando o Futuro da Produção de Leite
Belo Horizonte / Minas Gerais (30/06/2017) - O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, participou hoje, 30, em Belo Horizonte, do seminário “Repensando o Futuro da Produção de Leite”, promovido em parceria com a Embrapa Gado de Leite. O evento reuniu mais de 600 produtores no auditório do Expominas, e foi transmitido, ao vivo, pela internet.
Ele falou sobre a necessidade de um novo modelo de sindicalismo rural, que acompanhe as mudanças tecnológicas e sociais: “Vamos trabalhar junto aos jovens para implementar um modelo de sindicalismo de resultados, com mais prestação de serviços, e que envolva mais pessoas participando ativamente”.
O diretor da FAEMG e presidente da Comissão Nacional da Bovinocultura de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, destacou que o desafio para maior competitividade do setor está na organização dos produtores: “Da porteira para dentro trabalhamos bem, com inovação e muita tecnologia. O programa Balde Cheio é a maior prova disso. Fora da propriedade há uma gama de novos assuntos que precisamos acompanhar, estudar sempre. “
O diretor-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, falou sobre a revolução tecnológica: “Das dez empresas mundiais que eram líderes há dez anos, restaram três no ranking. No Brasil, a pesquisa deu resultado idêntico. Deram lugar a empresas de tecnologia. O futuro é construído com o olhar nas novas soluções”.
O vídeo com todas as apresentações do evento estará disponível na próxima semana na página do Sistema FAEMG no Youtube: www.youtube.com/sistemafaemg
Temas apresentados
• Nanotecnologia: solução para problemas antes insolúveis
Humberto Brandão, pesquisador da Embrapa Gado de Leite
• Pecuária de precisão: reduzindo risco nas tomadas de decisões
Bruno de Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite
• Resíduo na propriedade: de problema a solução
Marcelo Otênio, pesquisador da Embrapa Gado de Leite
• A genômica como solução no melhoramento genético animal
Marcos Vinícius Gualberto Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite
• Sucessão no campo: Um desafio para a agropecuária contemporânea
Celso Furtado Jr. assessor de planejamento do Senar Minas
• Sistemas de produção
Ricardo Ferreira Godinho – Produtor de leite
Debate
• Uma visão para o novo sindicalismo - Roberto Simões, presidente da FAEMG
• Pesquisa e inovação na pecuária de leite - Paulo Martins, chefe-geral da EMBRAPA
• Como se preparar para os desafios do futuro - Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional da Bovinocultura de Leite da CNA
• Indústria e Produtor: como estabelecer uma relação para o sucesso - José Antônio Bernardes, diretor de captação e logística da Embaré Indústrias Alimentícias S.A.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
www.sistemafaemg.org.br