Quase seis mil produtores rurais serão capacitados pelo SENAR/SC em março
Durante o mês serão ofertados 362 cursos em todo o estado
Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) oferece gratuitamente centenas de cursos voltados para as mais variadas atividades rurais. Novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em março, os produtores rurais terão acesso gratuito a 362 cursos. Serão capacitados 5.792 empreendedores rurais em todo o território catarinense. Os treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC ( www.senar.com.br ) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Entre os treinamentos oferecidos na região Norte o município de Canoinhas receberá nos dias 02 e 03 o de manejo de colmeia. No período de 07 a 09 Irineópolis terá o curso de gestão da propriedade rural. A capacitação em primeiros socorros será ofertada nos dias 13 e 14 em Bela Vista do Toldo. Nos dias 20 e 21 a qualificação em operação e manutenção de roçadeira ocorrerá em Araquari. De 20 a 22 Porto União terá o treinamento em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes e de 20 a 23 o curso de inseminação artificial em bovinos será promovido em Campo Alegre.
O Vale do Itajaí terá no período de 03 a 06 a qualificação em cultivo hidropônico de hortaliças no município de Rodeio. Nos dias 08 e 09, Chapada do Lajeado terá a capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas. Benedito Novo contará com o treinamento em turismo rural – utilização dos recursos naturais nos dias 09 e 10. O curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural ocorrerá em Atalanta no dia 14. O município de Massaranduba terá nos dias 27 e 28 a qualificação em tratamento de madeira e de 28 a 30 Agrolândia receberá a capacitação de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.
A região Sul receberá no dia 03 o curso de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) no município de Braço do Norte. Nos dias 06 e 07 a qualificação em produção e manejo de ovinos será promovida no Morro da Fumaça. De 06 a 08 Araranguá terá o treinamento em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. Nos dias 09 e 10 ocorrerá em Laguna a capacitação em olericultura básica. Balneário Arroio do Silva terá o curso de inclusão digital rural – informática básica nos dias 16 e 17 e nos dias 22 e 23 o treinamento em comercialização na propriedade rural será desenvolvido em Jaguaruna.
No Leste ocorrerá nos dias 08 e 09 a capacitação em piscicultura no município de São Bonifácio. No período de 17 a 20 o curso de cultivo hidropônico de hortaliças será ofertado em Governador Celso Ramos. Nos dias 20 e 21 Santo Amaro da Imperatriz terá a qualificação em formar associativas no meio rural. São Bonifácio receberá nos dias 23 e 24 o treinamento de produção de pólen apícola. Nos dias 28 e 29 os municípios de Tijucas e Angelina terão, respectivamente, as qualificações em controles gerenciais da propriedade rural e processamento de carne suína.
Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de processamento de carne de frango nos dias 02 e 03 em Correia Pinto. De 07 a 09 o município de São Cristóvão do Sul terá a capacitação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Bom Retiro receberá nos dias 09 e 10 o treinamento de casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 14 e 15 ocorrerá em Alfredo Wagner o curso de criação de abelha rainha. Cerro negro receberá nos dias 20 e 21 o treinamento em derivados do leite. Nos dias 29 e 30 Bom Retiro também contará com o curso de cultivo de plantas medicinais.
O Meio Oeste terá a qualificação em olericultura orgânica nos dias 06 e 07 no município de Vargem Bonita. Nos dias 08 e 09 Jaborá contará com o curso de controle agroecológico de pragas e doenças. O treinamento em beneficiamento e conservação de pescado será promovido nos dias 09 e 10 em Campos Novos. Nos dias 27 e 28 Caçador e Videira terão, respectivamente, as capacitações em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e inclusão digital rural – informática 2 e, no dia 30, Lacerdópolis contará com o curso de gestão ambiental na produção de leite.
Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Seara. Nos dias 06 e 07 Planalto Alegre receberá o treinamento no programa 5S. O curso de aproveitamento integral de alimentos será desenvolvido em Entre Rios nos dias 07 e 08. Faxinal dos Guedes terá nos dias 22 e 23 a qualificação em educação ambiental. Nos dias 22 e 23 a capacitação em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios será promovida em Abelardo Luz. No mesmo período Seara terá o treinamento de casqueamento em bovinos. No dia 24 Xanxerê contará com a qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA).
A região Extremo Oeste receberá nos dias 02 e 03 o curso de manejo de colmeia em Modelo. No dia 06 Romelândia terá a capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Nos dias 13 e 14 o treinamento de produção caseira de massas para congelamento será promovido em Palma Sola. No período de 20 a 24 São João do Oeste contará com o curso de doma racional de equídeos. Nos dias 21 e 22 os municípios de Campo Erê e São Carlos terão os treinamentos em turismo rural – utilização dos recursos naturais e olericultura orgânica, respectivamente.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
www.senar.com.br