Logo CNA

Preço do feijão pode subir mais de 100% nos supermercados
Feijao 2 2 0 82236100 1515009022

23 de maio 2017
Por CNA

Por: Gazeta do Povo

Nos próximos dias o feijão pode pesar para o consumidor. Com o clima instável, possibilidade de geada e novas chuvas, a fraca colheita do feijão no interior do Paraná deve elevar o preço do produto nos supermercados, informa o Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe).

A saca de feijão carioquinha (60 kg) que era comercializada em Castro (PR) a R$ 118 no dia 15 de maio, nesta segunda-feira (22) já é negociada a R$ 235 - variação de 100% no preço. “O feijão hoje na gôndola está mais barato do que para o produtor”, comenta Marcelo Eduardo Lüders, presidente do conselho do Ibrafe.

Segundo o especialista, o aumento deve ser repassado ao consumidor já nesta semana. “Vai começar imediatamente. O produtor está vivendo o caos no campo. Mesmo com o preço subindo ele não está ganhando”, afirma, referindo-se às perdas geradas pelo clima.

Responsável por cerca de 20% da produção nacional, em uma das principais regiões produtoras de feijão, o Sudoeste paranaense, a geada devastou lavouras de Pato Branco. Em outros locais, como nos Campos Gerais, se a previsão de tempo nublado continuar, a consequência é a sequência de colheitas menores.