Participantes do Jovem no Campo em Itajubá comemoram formatura
Estudantes garantem que o curso, Olericultura Orgânica, trouxe resultados importantes para a formação deles
Foi-se o tempo em que o jovem contava os dias para sair do campo e ir em busca de uma oportunidade na cidade. Hoje ele não precisar mais sair de sua terra: o SENAR Minas tem programas que levam o conhecimento e apresentam a riqueza que o meio rural pode oferecer para que os filhos de trabalhadores rurais possam ficar na atividade agrícola dando continuidade ao trabalho da família ou investindo em uma carreira voltada para o setor.
Um exemplo é o programa Jovem no Campo, que em junho formou 40 jovens em Itajubá. Os participantes, todos entre 15 e 18 anos, foram capacitados em Olericultura Orgânica em parceria com a Mahle. A cerimônia foi realizada no salão de festas da empresa e acompanhada pelo gerente de recursos humanos da empresa, Carlos Roche Busnardo, gerente regional do SENAR em Lavras, Celso Vieira, o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Alberto Teixeira, e os instrutores do programa Maira Akemi e Luís Francisco de Macedo, além de familiares dos formandos.
A noite foi de muita emoção. “Eu gostei muito do curso. Foi excelente para minha formação. Quando chamaram o meu nome e subi para pegar o certificado, para mim foi a hora mais emocionante”, conta a formanda Cauani Fernandes da Silva. A felicidade tomou conta de todos. “Meus pais foram, eu fiquei nervosa e com as mãos geladas. Foi tudo muito lindo. O meu desejo é continuar no trabalho rural”, diz, muito emocionada, a formanda Brenda Cristina Pereira Alves.
A aluna Gabriela Isabel de Oliveira ( foto abaixo ) foi a oradora da turma. Durante o discurso ela agradeceu todos que contribuíram para formação profissional, pessoal e intelectual dos participantes e emocionou a todos. “Tudo que passamos durante o curso foi essencial para o nosso amadurecimento. Sou mais feliz agora, pois descobri um novo estilo de vida na olericultura orgânica. Tenho orgulho de ser Jovem no Campo”.
De acordo com Celso Vieira, o programa transformou a vida dos jovens participantes. Eles tiveram uma mudança de comportamento, atitude e de ideias, passaram a enxergar o campo com olhos diferentes. O aprendizado despertou o interesse neles em querer buscar algo mais, uma profissão que esteja ligada à agricultura: “Eu me surpreendi com a transformação da turma. Foi muito gratificante ver a felicidade deles. Penso que este é o caminho que devemos continuar investindo”.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br