Jovens rurais elaboram planos de ação para um desafio da agropecuária de SC
Serão selecionados três jovens para participar da Etapa Nacional do Programa CNA Jovem
Iniciar a construção de planos de ação viáveis, que considerem, em particular, os aspectos de obtenção de recursos, compromissos com a previsão e superação de obstáculos quando a liderança hierárquica não existe. Essa foi a finalidade da segunda fase de capacitação do programa CNA Jovem 2016 – etapa estadual, promovida no último fim de semana pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), em Florianópolis.
A ação prepara jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Em Santa Catarina, participam 24 jovens de todas as regiões do Estado. Ao final do curso, os participantes apresentarão um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária regional. Após a capacitação, serão selecionados os três vencedores estaduais que se classificarão para integrar a etapa nacional, que acontecerá a partir do mês de julho, em Brasília.
De acordo com o presidente da FAESC e do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, essas iniciativas fazem toda a diferença. “Estamos no caminho e preparamos as lideranças que impulsionarão o setor produtivo”, considerou.
O presidente ressaltou que as novas lideranças ocuparão cargos e funções de destaque em suas comunidades, municípios e em instâncias maiores direcionadas, principalmente, ao agronegócio. “Esses jovens líderes rurais serão os verdadeiros sucessores das propriedades, pois já estão à frente do setor produtivo juntamente com seus familiares. Acreditamos na experiência dos que hoje lideram o agronegócio, porém necessitamos da força jovem nesse setor”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enalteceu como benefício direto, os participantes construírem os planos de ação voltados para mitigação de desafios do agronegócio de sua região. “No que tange o Senar temos todo o interesse de participar de forma efetiva na capacitação e orientação desses jovens comungando das diretrizes do sistema Faesc/Senar”, ressaltou.
ETAPAS
No primeiro encontro foi abordado o alinhamento das expectativas e da escolha do desafio. Foram repassadas informações sobre a contextualização da agropecuária no Brasil, no Estado e nas microrregiões pelos assessores técnicos do Senar/SC, Olices Osmar Santini e Francisco Carlos Heiden. Na última parte do encontro, o médico veterinário e 1º vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, relatou sua trajetória profissional no agronegócio e apresentou os desafios para ser um líder no setor.
Na segunda etapa foram discutidas as relações hierárquicas e não hierárquicas abordando a pessoa do líder, o desafio, a equipe e a chefia. Na sequência, os participantes iniciaram a construção do plano de ação. No domingo (22), os jovens tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas com Pedrozo. Para finalizar o professor Menegatti ministrou palestra sobre liderança.
A próxima etapa está prevista para 18 e 19 de junho. No terceiro encontro o destaque será a apresentação dos planos de ação. Cada jovem será avaliado individual e coletivamente. A avaliação considerará a participação e o cumprimento das instruções, a qualidade dos produtos entregues e a capacidade de liderança.
Para mais informações sobre o Programa CNA Jovem, acesse: http://www.senar.org.br/programa/cna-jovem
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br