Futuros instrutores do SENAR-Rio recebem capacitação sobre a metodologia da instituição
Encontro aconteceu em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro
Para dar prosseguimento ao processo de seleção e cadastramento para prestadores de serviços em instrutoria, aproximadamente 20 candidatos que passaram pelas etapas de seleção de currículo e entrevista, participaram de capacitação para aplicar a metodologia da Formação Profissional Rural e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR-Rio).
Durante o treinamento foram abordados a importância do SENAR para a profissionalização e promoção social, além da oferta de Assistência Técnica e Gerencial no Brasil. A missão, princípios e diretrizes; conceituação estruturação e processo da educação profissional; os fundamentos da educação e do processo ensino-aprendizagem e da andragogia, planejamento educacional, elaboração de planos coletivos e individuais, entre outros assuntos.
De acordo com Raquel Lima, do Departamento Técnico e Pedagógico do SENAR-Rio o próximo passo do processo refere-se a irem a campo, ministrando aulas sob supervisão e acompanhamento da equipe técnica.
“É o momento que observamos a aplicação da metodologia apresentada na execução de nossas ações, com uso de ferramentas educativas e recursos didáticos adaptados à realidade de execução das aulas na vivência prática do trabalho rural”.
Os novos instrutores atuarão em áreas que o SENAR-Rio têm demanda para execução de ações, em áreas de máquinas agrícolas, agroecologia, floricultura, bovinocultura de leite, gestão administrativa, avicultura, segurança do trabalho rural, piscicultura e outras.
Assessoria de comunicação do SENAR-Rio
www.sistemafaerj.com.br