FARSUL participa de levantamento inédito dos custos de produção do sistema integrado entre lavoura e pecuária
Porto Alegre / Rio Grande do Sul (17/07/2017) - O Sistema FARSUL, juntamente com a CNA e o Esalq/Cepea, irá realizar, pela primeira vez no Brasil, o levantamento dos custos de produção lavoura/pecuária. A coleta de dados acontece na próxima terça-feira, dia 18, em Santo Ângelo.
O estudo faz parte do projeto Campo Futuro . As pesquisas dos valores envolvendo a pecuária acontecem a cada dois anos e está incluindo sistemas integrados em 2017. Conforme o economista-chefe do Sistema FARSUL, Antônio da Luz, o sistema integrado ainda gera muitas dúvidas nos produtores. "Como é um conceito muito diferente há muitas perguntas novas que o levantamento irá buscar essas respostas", comenta.
O objetivo do estudo é analisar a viabilidade econômica da integração em comparação com os sistemas de produção tradicionais. Santo Ângelo foi escolhida para o levantamento de coleta de dados por ter na região grupos do programa Juntos Para Competir, parceria entre FARSUL, Senar-RS e Sebrae/RS, trabalhando com o sistema integrado. Luz explica que o processo funciona com a participação de produtores, técnicos e consultorias criando uma propriedade padrão.
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL
E-mail:
farsul@farsul.org.br
www.farsul.org.br