Família na Praça em Santa Juliana supera expectativas
Programa do SENAR Minas proporciona às comunidades rurais diversão e cuidados com a saúde
O domingo, 25, começou cedo em Santa Juliana com uma movimentação diferente no centro da cidade. A Praça Helvécio Torres da Cunha ganhou tendas e espaços para que as diversas atividades do Programa Família na Praça, do SENAR Minas, proporcionassem a população um dia de diversão e cuidados com a saúde.
“Este entrosamento entre pessoas é muito interessante, porque além dos benefícios com as atividades, este evento é um ponto de encontro das pessoas, que ficam anos sem se ver. Para muitos moradores, esta é uma volta do passado no presente”, afirmou Maurício Rodrigues Carneiro, presidente do Sindicato Rural.
Com o apoio de voluntários e a parceria entre SENAR Minas, Sindicato Rural e Prefeitura de Santa Juliana, as pessoas puderam aferir a pressão e verificar a saúde dos olhos, com a consulta oftalmológica - o destaque ficou por conta dos exames para os homens, o PSA e próstata. O evento ainda contou com doação de mudas e uma pequena feira de adoção de animais, promovida pela Associação 4 Patas.
“Essa festa bonita tem um objetivo maior que é cuidar das pessoas, e isso só é possível com a ajuda dos colaboradores da cidade. Só temos a agradecer ao SENAR e Sindicato Rural. No final, é toda a comunidade de Santa Juliana que ganha com isso”, ressaltou o prefeito Belchior Antônio da Silva.
A população participou também de oficinas de artes e retirada de documentos. No corte de cabelo, Dona Maria José Ferreira foi a primeira e ficou satisfeita. “Esse é um dia diferente em Santa Juliana e cortar o cabelo aqui, sem pagar nada, é demais. Gostei de todas as atividades e os colaboradores e organizadores estão de parabéns”, comentou.
Toda comunidade aproveitou, mas são sempre eles que se divertem à beça: Para garotada teve desde a pintura no rosto a atividades manuais. Os jogos recreativos em grupo proporcionam a interação. Nesta grande festa, Guilherme Silva se destacou na perna de pau. “Meu pai fez uma dessas para mim de bambu eu já treinei isso, é muito divertido. Tudo aqui está muito legal.”
As atividades promovidas durante as 8 horas de evento proporcionaram um resgate das praças e do convívio entre as pessoas. “Este Família na Praça superou nossas expectativas. Observamos durante o dia a felicidade das pessoas que estiveram aqui, com a reunião das famílias, pessoas de várias idades e muitas crianças. Foi uma bela confraternização, e Família na Praça proporciona justamente isto”, disse José Belas, coordenador de Promoção Social do SENAR Minas.
Destaque para o Saúde do Homem
Por meio de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, o Família na Praça também tem trabalhado a prevenção contra os cânceres de próstata e pênis. Em Santa Juliana, foram feitos 70 exames, um número maior que o esperado.
“Tínhamos um limite de 40 e conseguimos fazer mais 30 exames. Este é um Programa que tem sido muito bem aceito, só que para que ele funcione é preciso a parceria com a Prefeitura / Secretaria de Saúde, e a de Santa Juliana foi exemplar.”, explicou Magali Eleutério da Silva, assessora técnica do SENAR Nacional.
Ainda segundo Magali, missão do SENAR é levar às pessoas educação e saúde e os cuidados ficam por conta das prefeituras e, com a chegada do programa as cidades, é perceptível que os homens estão precisando de atenção.
“Precisamos quebrar o paradigma que o homem não se cuida, muitas vezes ele não o faz devido à falta de acesso. Por isso sugerimos a prefeitura que façam atividades extras para atender a demanda reprimida.”
Com esta oportunidade, o Senhor José Emídio da Silva aproveitou. “Eu acho muito lindo para nossa cidade esse evento. Eu me preocupo com a saúde, por isso sempre que é possível faço exames. Muitos homens não procuram o médico e tento ações como esta facilita a vida”, elogiou.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br