Notícias
Estudantes de gestão do agronegócio conhecem os projetos do Sistema CNA/SENAR para o desenvolvimento da agropecuária
O Secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara, falou aos estudantes da Faculdade de Tecnologia CNA
“O setor agropecuário é a solução para a economia do Brasil e não há possibilidade de produção sem preservação ambiental”. A afirmação é do secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, durante um bate-papo sobre os projetos desenvolvidos pelo Sistema CNA/SENAR com os alunos de graduação em Agronegócio e de pós-graduação em Gestão Empresarial em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia CNA, na noite dessa quinta-feira (16/06).
Daniel Carrara mostrou a estrutura das entidades que compõem o sistema e apresentou dados sobre a classificação e estratificação do setor rural brasileiro, explicando como a atuação do SENAR atua para oferecer capacitação profissional, serviços de promoção social e assistência técnica para a melhoria da gestão da produção agropecuária.
“É preciso que todos tenham a real dimensão do setor agropecuário, que é responsável por 25% dos empregos do Brasil; 23 % do Produto Interno Bruto e 46% das exportações brasileiras”, declarou.
Capilaridade
Ele mostrou aos alunos que, por meio de sua capilaridade, o SENAR consegue chegar a todo Brasil. “Por ano, são atendidos 3 milhões de brasileiros com ações de promoção social, cursos de formação profissional, educação a distância e, mais recentemente curso técnico. Já são mais de 5 mil alunos matriculados no curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec, numa rede de 62 polos de apoio presencial.”
O Secretário Executivo do SENAR também destacou a metodologia de Assistência Técnica em Gerencial (ATeG) da entidade que pretende chegar a 400 mil propriedades rurais ao longo de quatro anos. A ATeG auxilia o produtor a produzir mais e melhor na mesma área, com tecnologia e foco em gestão. Para conhecer a metodologia, acesse: http://www.senar.org.br/assistencia-tecnica-e-gerencial-senar
Ele enfatizou que todos esses projetos estão em execução e que os alunos da faculdade fazem parte dessa realidade como futuros gestores em agronegócio que precisam contribuir com a agropecuária brasileira. “A ideia é inserir uma cultura de empreendedorismo e de renda na propriedade para a produção rural”, disse.
O diretor geral da FATECNA, Abdon Miranda, lembrou que no projeto pedagógico da instituição estão previstas atividades que saiam da rotina da sala de aula e coloquem os alunos em contato com lideranças do setor. “Foi um momento impar reunir alunos da graduação e da pós-graduação para se atualizarem sobre os projetos que a instituição mantenedora realiza para alavancar o setor que mais cresce no Brasil. Vale lembrar que a criação da Faculdade de Tecnologia CNA é um desses projetos”, reforçou o diretor.
Carlos Alberto de Oliveira Quaresma é produtor de gado de corte e apicultor em Formosa, Goiás, e aluno da primeira turma de graduação da FATECNA. Ele concorda com o secretário executivo do SENAR. “O setor agropecuário realmente é o setor mais importante hoje, mas precisa de gestão. Ainda temos muito gargalos na produção agropecuária, principalmente, em estradas, armazenamento e outros fatores que influenciam negativamente para o escoamento da produção”, pondera Carlos Alberto.
Internacionalização do Sistema CNA/SENAR
Na palestra, Daniel Carrara falou sobre os conceitos de Resiliência Climática e Descarbonizarão da Economia, amplamente debatidos nos Estados Unidos, em março, quando ele e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda de Oliveira estiveram em Washington, nos Estados Unidos.
Em uma série de reuniões, eles apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema CNA/SENAR para representantes de importantes instituições norte-americanas, como o Banco Mundial, Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
A Resiliência Climática trata da necessidade de adequação e preparo das empresas diante do aumento da temperatura mundial. Já a Descarbonizarão da Economia foca o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono, como o Projeto ABC Cerrado, parceria entre o SENAR, a Embrapa e o Banco Mundial.
Para conhecer o ABC Cerrado, acesse: http://www.senar.org.br/abcsenar/abc-cerrado/
Para saber como foi a missão do Sistema CNA/SENAR aos EUA, acesse:
Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo
(61) 2109-1379
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil