Logo CNA

Escritório do SENAR em Patos de Minas completa 20 anos
Senar minas 4 0 760758002015150609151

Anualmente, são oferecidos 1.300 cursos na região

21 de junho 2017
Por Senar

Em junho de 1997 foi inaugurado o Escritório Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, com o propósito de oferecer cursos e treinamentos a produtores e trabalhadores rurais em 56 municípios das regiões do Alto Paranaíba, Alto São Francisco e Noroeste Mineiro.

O Escritório Regional foi instalado no Edifício Imperial Center, no centro de Patos de Minas, onde está até hoje. Atualmente, 29 entidades são parceiras do SeENAR Minas na região através do Escritório Regional, viabilizando de maneira crescente ao longo dos anos a oferta de cursos e treinamentos em Formação Profissional Rural e Promoção Social para o setor rural.

Atuando como gerente em 19 dos 20 anos de funcionamento do regional, Sérgio Carvalho Coelho percebe que o trabalho do SENAR é muito bem recebido na região. “A gente percebe ao longo da caminhada que as transformações são uma consequência muito bacana do nosso trabalho. O SENAR realmente transforma as sociedades onde passa e as pessoas se sentem de fato agradecidas com essa presença. Elas nos recebem de uma maneira quase familiar, abrem as portas das casas, entregam suas propriedades e a gente consegue ajuntar lá as pessoas da comunidade e em poucos dias fazer as mudanças importantes para o setor agropecuário da região”, avalia.

A busca por cursos e eventos na região têm sido crescente ao longo desses anos, como conta o gerente. “A gente saiu de 200 cursos por ano para 1.300; seria um salto de duas mil pessoas treinadas por ano para quase 15 mil por ano, algo muito significativo. De uma forma geral, as empresas do agro na área percebem muito claramente a presença do Senar e nos buscam com muita constância”, conta.

As expectativas de Sérgio são as melhores para outros 20 anos. “Só tenho a dizer que são sempre as melhores – cada vez mais a população rural vem sentindo a necessidade de buscar tecnologia através de capacitação e a gente tem excelentes expectativas para o futuro, especialmente em relação aos jovens que estão entrando na atividade, porque têm a capacitação como base do processo”.


Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
Élcio Fonseca, de Patos de Minas
http://www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas