Entressafra do leite traz expectativa de aumento no preço do alimento em MG
Por: Globo Rural
Os preços mais baixos da soja e do milho podem beneficiar os produtores de leite.
A produção de leite das 110 vacas é de cerca de 1,2 mil litros por dia na fazenda do criador Robsoney Ferreira Silva, em Prata, no Triângulo Mineiro. No ano passado, ele vendeu o litro por R$ 1,28 em média. Esse ano, chegou a conseguir R$ 1,45. Nas próximas semanas, por causa da entressafra, sai o pasto e entra a silagem. Com isso, a produção geralmente cai.
“Se o leite manter o preço e tiver mais um acréscimo, o produtor vai ter um ano muito bom. Estamos na expectativa”, diz Silva.
Dados do Cepea, da USP, mostram que o preço médio do litro do leite em março desse ano foi 13,4% maior do que o mesmo período do ano passado. Além dessa alta, outro fator também deve ajudar os produtores a terem uma margem maior na venda.
Segundo o diretor da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata, alguns insumos para manter o gado na entressafra devem sofrer uma queda de preços, diminuindo os custos de manutenção dos animais.
“O clima ajudou. E com a previsão de safrinha recorde do milho, a soja, já ofereceu preços muitos mais acessíveis que o ano passado. Isso para o produtor ajuda bastante”, diz Leandro Junqueira, diretor da Cooprata.
Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil com 26% do total nacional.