ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Curso do SENAR ensina a preservar espécies nativas no Rio Grande do Norte
Curso senarrnweb 0 25330700 1515061025

Atualmente existem aproximadamente 300 espécies catalogadas no Parque das Dunas

16 de fevereiro 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR/RN) iniciou nesta semana um curso teórico e prático de “Produção de Mudas” para ensinar os funcionários do Parque das Dunas, do Centro Administrativo (sede do Governo do Estado) e do Cajueiro, em Pirangi, técnicas de reprodução de plantas nativas na substituição de espécies exóticas invasoras e para futuras doações ao público.

O curso atendeu a uma solicitação da assessora técnica e administradora do Parque, Mary Sorage Praxedes, feita ao presidente do sistema FAREN/SENAR, José Vieira.

Ministrado pelo educador Francisco Gomes Brito Neto, o curso de seis dias, que alterna manhã e tarde, coincide com o trabalho de catalogação de todas as espécies nativas existentes no Parque das Dunas, cuja última atualização foi realizada no início da década de 1980.

O objetivo do trabalho é repor as espécies em extinção ao mesmo tempo em que repassar técnicas novas de reprodução que permitam aos trabalhadores evitar a extinção de plantas nativas, produzindo excedentes para doação e perpetuação desse patrimônio natural.

Os dois primeiros dias de curso, explica o educador Francisco Gomes, foram de aulas teóricas para explicar a fisiologia das plantas, realizar uma seleção correta das espécies, realização de enxertos e outros tratos culturais.

Atualmente, existem aproximadamente 300 espécies catalogadas no Parque das Dunas, mas a meta é que se atinjam mil espécies catalogas até meados deste ano.

A aceitação do curso foi tamanha que outro para complementara formação dos funcionários do Parque das Dunas e do IDEMA já está previsto para iniciar no dia 6 de março.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RN
www.faern.com.br

Matérias Relacionadas