Logo CNA

Curso de Gestão de Pessoas muda relação entre empresa rural e colaboradores
20170802161543 fileid pessoas turma interna 0 0 144834002015150608921

Produtor está investindo em pecuária de corte e viu no curso do SENAR Minas uma oportunidade de capacitar os funcionárias da fazenda

3 de agosto 2017
Por Senar

Aposentado há um ano e meio da Polícia Militar, Oscar Correia Quintão está em fase de adaptação para desenvolver a pecuária de corte em Nova Ponte. Para gerir a propriedade de forma correta, aproveitou a oportunidade do curso de Gestão de Pessoas promovido pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato Rural para se capacitar.

“Hoje o grande desafio que temos é trabalhar com pessoas, por isso essa capacitação veio me trazer novas formas de tratamento, com maior sensibilidade e tato para cuidar delas. Neste curso estou convivendo com profissionais do meio rural e esta interação também tem sido importante para mim”, relatou Oscar.

Diferente do trabalho de Recursos Humanos dentro das empresas, o curso de Gestão de Pessoas do SENAR não trata de rotina trabalhista, mas das relações interpessoais e os cuidados que as pessoas devem ter umas com as outras.

Durante as 24 horas de curso, o instrutor e administrador Reinaldo Borges Mendes fala sobre o histórico da gestão de pessoas e se aprofunda em assuntos como motivação, comportamento, trabalho em equipe, liderança, respeito e cooperação.

Segundo ele, muitas propriedades rurais possuem mão de obra familiar, e é neste momento que a Gestão de Pessoas deve ser colocada em prática, para que o responsável possa separar a relação famíliar do funcionário.

“No momento da cobrança quem será cobrado, o irmão, a esposa, o cunhado, o filho ou o colaborador? É desta forma que a capacitação consegue regular este tipo de situação e mostrar que é preciso que cada pessoa que trabalha naquela empresa rural tenha uma função e precisa responder a um superior, para que todos cresçam juntos. Senão, vira bagunça.”

Broncas e elogios

Após passar pelo curso de Gestão de Pessoas do SENAR Minas, os participantes têm outras perspectivas sobre os tratamentos usados dentro das empresas e propriedades rurais.

Elogios e repreensão de funcionários precisão ser melhor analisados. O momento para fazê-los deve ser levado em conta, para não causar desânimo ou expectativas e não prejudicar o relacionamento ou causar alvoroço entre colaboradores.

“É da natureza humana ter ciúme, vaidade e inveja, e isto pode ser observado com maior ou menor frequência dentro das empresas, sejam elas rurais ou urbanas. Desta forma, como controlar estes sentimentos? Só se preparando para ‘como’ tratar as pessoas. Hoje um gestor precisa perceber que as empresas dependem de colaboradores, parceiros. O modelo patriarcal do ‘eu mando e você obedece’ deve ser revisto”, ressalta o instrutor.

Ainda segundo o administrador, “durante o curso falamos que motivação nem sempre é o incremento financeiro: muitas vezes, quando o funcionário é reconhecido pelo trabalho bem desenvolvido e elogiado por isto, fica satisfeito por fazer parte da equipe e irá responder a este estímulo”.

Treinando gestores

A mobilizadora em Nova Ponte, Ana Júlia Britto, explicou que a demanda do curso surgiu para atender produtores e trabalhadores rurais e administradores de empresas do município, como Fazenda Bom Jardim e Biopeixe.

A princípio, Walterson Rodrigues Carneiro, administrador de três empreendimentos do setor agropecuário, dentre elas as duas empresas citadas acima, se inscreveu porque pretendia aprimorar o trabalho com a Gestão de Pessoas. Além dele, participou do curso a equipe de líderes ligada às empresas.

Após os três dias, os conceitos serviram para aflorar habilidades muitas vezes esquecidas. “Tudo isto para mim é quesito de melhora e a cada curso que faça tenho uma ótica diferente de enxergar as coisas; não apenas eu, mas a equipe que trabalha conosco. Passamos por novos conceitos com a fundamentação de procedimentos e a capacitação foi de bastante válida. Este aperfeiçoamento faz com que erremos menos, desde a contratação. O SENAR Minas é primordial para os produtores e empresas rurais, pois as capacitações proporcionadas pela entidade dão vida e fazem ressurgir empreendimentos rurais, com motivação e eficiência”, elogia.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas