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Conhecimento e troca de experiência são fundamentais para o aperfeiçoamento da Educação a distância do SENAR
Assessoras técnicas da área FIC do SENAR contam como foi participar do 23 Congresso Internacional de EaD no Paraná
Dezenas de apresentações e palestras movimentaram esta semana o 23º Congresso Internacional de Educação a Distância em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) não podia ficar de fora do debate sobre os rumos da EaD. “Estamos participando do maior número de apresentações e palestras para entendermos o processo de formação de instrutores, tutores e os tipos de plataformas disponíveis que contribuirão para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância”, afirma Fabiana Rezende Yehia, coordenadora da Área FIC do SENAR.
Fabiana e Larissa Arêa, gestora da EaD SENAR, apresentaram um artigo sobre a avaliação de satisfação de cursos a distância para o meio rural com foco na oferta do curso Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – Bovinocultura de Leite dos estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Mostramos o artigo no formato pôster, utilizado pelo evento, em que vem um avaliador e faz perguntas sobre a pesquisa, além do público do congresso que quer saber mais sobre o trabalho do SENAR. O diretor de desenvolvimento científico do congresso, professor João Augusto Mattar Neto, parou e elogiou nossa iniciativa, ressaltando que se faz pouca pesquisa sobre avaliação de satisfação dos alunos e que esse tipo de estudo é muito importante e necessário para a educação a distância”, contam satisfeitas as técnicas do SENAR.
Segundo Larissa Arêa, o curso em questão foi uma experiência piloto, no formato híbrido, 80% a distância e 20% presencial, que foi bem recebido e bem avaliado pelos alunos, com mais de 90% de satisfação nos dois estados que ofertaram.
“O evento é importante porque podemos ver as pesquisas, nacionais e internacionais, no âmbito da EaD e, assim, pensar nas possiblidades de aplicação na EaD SENAR. Apesar de ainda estarmos caminhando na cultura da educação a distância, já avançamos muito na metodologia enquanto instituição”, avalia Larissa. “É uma experiência rica que nos ajuda a compor o cenário do que é a EaD no Brasil e no mundo em todos os níveis da educação”, completa.
Fabiana Rezende reforça a importância de participar de um congresso internacional e diz que sairá do evento mais conhecedora das possiblidades da educação a distância. “Sinto-me mais preparada para participar das decisões relacionadas à educação a distância no nível da Formação Inicial e Continuada.”
O 23º Congresso Internacional de EaD é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e recebe até esta quinta-feira (21) instituições nacionais e internacionais para debater o tema Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação.
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