Notícias
Cidade da educação
Moreira Sales vence pela segunda vez categoria Município Agrinho do SENAR/PR
O município de Moreira Sales, na região Centro-Ocidental do Paraná, é o bicampeão do Concurso Agrinho, que anualmente premia as melhores iniciativas pedagógicas realizadas no âmbito do programa, que tem como objetivo trabalhar temas transversais em sala de aula, como saúde, segurança pessoal e meio ambiente.
Neste ano, Moreira Sales repetiu a performance do ano passado e ficou em primeiro lugar na categoria Município Agrinho, seguido por Ribeirão Claro (Norte Pioneiro) e Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba). O município também abriga a Escola Municipal São José, que ficou em primeiro lugar regional na categoria Escola Agrinho.
De acordo com a pedagoga da secretaria municipal da educação de Moreira Sales Solange Aparecida Fracari Lino, o Agrinho já faz parte da tradição da educação no município.
“Faz oito anos seguidos que Moreira [Sales] classifica em alguma categoria”, conta. Segundo ela, a prefeitura dá todo o apoio para o desenvolvimento do programa junto às escolas do município. “Fazemos uma reunião com os diretores das escolas, depois eles repassam para os professores, todo mundo se envolve”, diz.
Segundo Solange, a secretaria de Educação também promove um concurso interno, envolvendo apenas os estudantes e professores do município, que serve como uma prévia para o Agrinho. A estratégia vem dando resultado, de acordo com a pedagoga. Os docentes emplacam uma média de quatro experiência pedagógicas entre os finalistas do concurso. “Já teve professor nosso que ganhou um carro”, recorda.
A professora Edna Aparecida Filipin, responsável pelo relato que garantiu o primeiro lugar na categoria Município Agrinho, também foi a responsável pelo relato do Núcleo Regional de Educação, que está entre os finalistas do concurso. Esta é a primeira vez que esta categoria é contemplada. O núcleo de Goioerê abrange nove municípios, entre eles Moreira Sales. Deste total, oito municípios se envolveram no programa.
Com cinco escolas públicas voltadas ao ensino fundamental (sendo quatro na área urbana e uma na área rural), o Concurso Agrinho envolve 800 alunos do primeiro ao quinto ano em Moreira Sales.
O tema do concurso, que norteia as atividades dentro e fora de sala de aula, é: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”.
A partir deste mote, alunos desenvolvem desenhos e redações, conforme a idade, e os professores desenvolvem experiências pedagógicas aplicadas junto aos estudantes. O objetivo final é desenvolver o espírito crítico e a cidadania, aproximando a realidade do campo e da cidade.
Agrinho
Principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Agrinho chega em 2017 aos seus 22 anos de existência. Anualmente o concurso movimenta cerca de 80 mil professores e 1 milhão de jovens estudantes em todo o Estado.
Este ano foram recebidos um total de 6.016 trabalhos, dos quais 4.578 foram encaminhados para avaliação. Os demais foram descartados pois estavam em desconformidade com as normas do programa.
Até o momento já foram definidos os vencedores da categoria município Agrinho e os das regionais da categoria Escola Agrinho, bem como os professores que estão entre os finalistas na categoria Experiência Pedagógica. Os vencedores do concurso serão conhecidos no dia 30 de outubro, quando ocorre a grande festa da educação, em Curitiba. Para acompanhar a classificação acesse o site do
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR