Após CNA receber finalistas, vencedores do Prêmio Engenho são anunciados em Brasília
Brasília (16/11/2017) - A cerimônia de premiação do 14º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia foi realizada na Embaixada de Portugal, em Brasília. Os 21 finalistas já haviam sido homenageados na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
"O Brasil precisa de um jornalismo eficiente. Os finalistas dessa edição servirão de exemplo para buscarmos cada vez mais uma comunicação clara e confiável", disse na ocasião o presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), João Martins. O SENAR foi uma das entidades que apoiaram o prêmio.
Os jornalistas que se destacaram em 2017 foram escolhidos por uma comissão julgadora.
Integraram o júri: o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; o ministro do Tribunal de Contas (TCU), Weder de Oliveira; o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio de Freitas; e o presidente da Fecomércio/DF, Adelmir Santana.
Também fizeram parte da comissão a diretora jurídica do SENAR, Eliziane Carvalho, o coordenador do curso de Comunicação do UniCEUB, Bruno Nalon, e a coordenadora do curso de Comunicação Social do IESB, Daniela Goulart.
A vencedora de “Melhor Coluna” deste ano foi a Em pauta, na GloboNews, com Eliane Cantanhêde. O site Metropóles foi premiado pela “Melhor Cobertura de Brasília”. O Jornal Metro venceu como “Melhor Veículo Impresso”. O Jota levou como “Melhor Site”.
O “Melhor Programa de Rádio” de 2017 foi o Gente Brasília, da BandNews FM. Já o “Melhor Programa de TV” ficou com o Bom Dia DF, da Rede Globo. E na categoria “Melhor Apresentadora de TV” venceu a jornalista Neila Medeiros, do SBT.
A “Jornalista do Ano” de 2017 foi à repórter da TV Globo, Camila Bomfim. Além dos anúncios, foram homenageados os jornalistas Carlos Monforte, Laerte Rimoli e Ana Dubeux.
“Todos presentes na noite de reconhecimento aos jornalistas da capital, responsáveis por 90% do conteúdo do noticiário nacional”, destacou a criadora e presidente do Prêmio Engenho, a jornalista Kátia Cubel. .
A cerimônia de premiação foi encerrada com um show da atriz e cantora Marisa Orth.
Além do SENAR, apoiaram o Prêmio Engenho de Comunicação: Caixa Econômica Federal; Souza Cruz; Sweet Cake; Digitrack, Banco de Brasília (BRB), Embaixada de Portugal; Sistema Cofeci-Creci; CNC/Fecomércio/DF; Rede Hplus; Abividro e Instituto Palavra Aberta.
Assessoria de Comunicação do Prêmio Engenho